Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Bransildes Terra, Médico Urologista

A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. O câncer de próstata se instala numa área qualquer da glândula; à medida que cresce, vai ocupando gradativamente todo o órgão. Nas fases mais avançadas, invade por continuidade a cápsula que reveste o órgão, para depois chegar aos tecidos ao seu redor, podendo disseminar para órgãos distantes. Os fatores de risco para o desenvolvimento da doença incluem idade avançada, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso.

 

A maioria dos casos ocorre em homens com mais de 60 anos de idade, por isso os exames preventivos devem ser iniciados por volta dos 45 anos, especialmente quando há fatores de risco como pertencer à raça negra e ter histórico familiar de câncer de próstata. Nas fases iniciais da doença, o câncer não apresenta sintomas, daí a importância de fazer o exame de rastreamento. O exame de rastreamento
consiste na avaliação digital da próstata (toque retal) e a dosagem do PSA (exame de sangue).

 

Devido a sua localização anatômica, a próstata não é palpável pelo exame físico habitual, por isto a necessidade de se fazer o exame prostático digital através do toque retal. Na avaliação do toque, o médico é capaz de distinguir uma próstata aparentemente sadia de uma próstata suspeita. É muito
importante fazer a avaliação do toque retal, pois alguns tumores não elevam o valor do PSA. Vencer o preconceito e fazer o exame de toque retal é sinal de maturidade.

 

A saúde do homem é mais importante do que qualquer tabu. O tratamento varia de acordo com o estágio da doença no diagnóstico. Pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia ou até mesmo seguimento observacional. Procure o especialista de sua confiança, e faça seus exames preventivos. O diagnóstico precoce do câncer é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

Texto Dr. Bransildes Terra

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content