História de vida de Antônio de Pádua Inácio, o Boneca da Rua R, em Ponte Nova, mas que nasceu em Cajuri

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Antônio de Pádua Inácio, Boneca em seu ateliê esculpindo santo

AFONSO REIS, JORNALISTA E ESTUDANTE DE MARKETING ENTREVISTA

Afonso Reis tem cursos de História e Jornalismo e agora quer virar profissional de Marketing

Antônio de Pádua Inácio nasceu em 1950 no município em Cajuri, cidade próxima de Viçosa, distante de Ponte Nova 63 quilômetros. Mudou-se para Ponte Nova aos 08 (oito) anos e trabalhou dos 12 aos 19 anos, em uma fábrica de estatuetas de gesso, onde aprendeu o ofício de confeccionar santos. Residiu em Belo Horizonte na década de 1970 e, naquela capital, frequentou galerias e expôs em feiras de artesanato. Casou-se e retornou a Ponte Nova, cidade onde reside até hoje. Em 1978, confeccionou um painel em homenagem aos plantadores de cana, afixado na Coplacan (Rua Santo Antônio, 101-Santo Antônio). Também trabalhou no ateliê do pintor goiano Rui Merheb, local onde aprendeu talhas e nu feminino.
Pai de 03 (três) filhos, Antônio Inácio, popularmente conhecido como Boneca, associou, por mais de 30 anos, a vida em Ponte Nova às idas a Ouro Preto, onde possuía ateliê e, até hoje, comercializa arte sacra para todo o mundo. É de lá que advém sua forte influência barroca. Seu carro-chefe são as esculturas de São Francisco de Assis que, segundo sua visão, lhe proporcionam maior liberdade de criação por permitirem movimento. Mas Boneca não vive somente do sagrado, já que o profano também é objeto de sua arte, por meio de esculturas de corpos entrelaçados.
Em 17 de maio de 2016, por meio do decreto no 10.254, foi homologada a decisão do Conselho Consultivo Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Ponte Nova (CCMPCN) que concedeu o registro do artista plástico e artesão Antônio de Pádua Inácio, o Boneca, como Mestre dos Saberes e Fazeres do Município de Ponte Nova.
Em 2015 ele recebeu o título de Cidadão Honorário de Ponte Nova em projeto de lei de autoria da vereadora Patrícia Castanheira (Rede) tornando-se de fato e direto um cidadão ponte-novense, que na pandemia continua criando. Acaba de concluir um painel no muro em frente à sua casa-ateliê, que fica na Rua R, beira linha, 371- Vila Centenário- Ponte Nova. Para encomendar peças artísticas de Boneca acesse [email protected] WhatsApp (31) 98881-2843. Mas poder recorrer também ao WhatsApp de Afonso Reis (31) 98344-7372.
Ouça o podcast e o vídeo da entrevista com Antônio de Pádua Inácio no GKN (Gente que é Notícia), assessoria online gerada por um trabalho do curso da Uniube (Universidade de Uberaba) acessando www.lidernoticias.net.br ou acessando o Facebook da Coorpnova ou de Afonso Reis com link para o YouTube.
A entrevista e o roteiro foram produzidos pelo estudante Afonso Mariano dos Reis com coprodução do editor geral do Líder Notícias, Ricardo Motta. A produção visual é do artista gráfico Walter Portela. As entrevistas foram realizadas no dia 29 de maio com filmagens e edição final do videomaker Robson Lemos. As fotos são de Afonso Reis, Ricardo Motta e Robson Lemos.
São Francisco de Assis, a inspiração do artista plástico, mineiro de Cajuri e ponte-novense de adoção

Painel construído em plena pandemia, em argamassa

Ouça a baixo o podcast da entrevista:

 
Veja a baixo os vídeos com a entrevista

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content