A partir da edição 429, o Líder Notícias vai percorrer a zona rural de Ponte Nova para mostrar aspectos importantes das localidades e a situação em se encontram as estradas rurais. Na primeira reportagem, o jornal seguiu uma trilha que começa na Serra dos Pinheiros, passando pelas comunidades de Puaia e Mãe D’água, até chegar ao destino final o Povoado Chopotó, local histórico tombado e que foi visitado em 1886 pelo Imperador D. Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina das Duas Sicílias.
A entrada de acesso a Serra dos Pinheiro tem um calçamento de bloquetes sextavados, que resistiu às chuvas e permaneceu intacto. Mas, 03 (três) quilômetros depois aparece o primeiro problema: uma ponte sobre um ribeirão tem sua estrutura abaixo da estrada e veículos de grande porte não passam. Positivo é o viveiro de mudas de hortigranjeiros de Emílio “Milinho” Trivellato, que vende as mudas nas feiras de Ponte Nova. Milinho mora em uma bela residência conservada na margem direita da estrada da Serra dos Pinheiros.
Percorrendo a estrada, que está bem cascalhada até outra ponte sobre um córrego de uma água límpida, nas proximidades do Betinho que tem um bar no local e é uma espécie de líder da comunidade. O problema da ponte é o mesmo da anterior: abaixo do nível da estrada e a contenção em estado ruim. “Já protocolei (na Câmara) pedido direto à secretária de Desenvolvimento Rural (Sedru), Aline Columbari. Espero que este problema, e outros, sejam resolvidos após a temporada de chuvas”, disse o vereador Zé Osório (PSB), que acompanhou a reportagem.
Antes de chegar na localidade de Mãe D´água, o editor do Líder Notícias, Ricardo Motta, deparou-se com agricultor (Vicente) com uma foice nas costas. “Isto aqui está muito ruim. Não tem jeito de passar carro. Espero que com a presença de um vereador a coisa possa melhorar e ainda mais que vai sair no jornal. Tomara que seja resolvido”, disse o produtor rural. A reportagem registrou o local que fica na divisa de Puaia com Mãe D’Água, em situação precária.
Em seguida a reportagem chegou no Povoado Chopotó, quando vereador encontrou-se com a ex-presidente da Associação de Moradores, a professora aposentada Maria do Rosário, que reclamou da situação da estrada, dizendo que o ex-secretário (Heitor Raimondi) nunca deu atenção para as reivindicações. “ Ah! Este é que o “famoso” vereador Zé Osório? O Ricardo Motta eu já conheço há muito tempo. Tomara que ele (Zé Osório) possa levar nosso pedido ao prefeito, principalmente para melhorar a estrada e resolver a questão da ponte que dá acesso ao resto da região (Simplício) e com acesso para Barra Longa”, disse Maria do Rosário.
A reportagem observou que a estação da Estrada de Ferro Leopoldina continua caindo aos pedaços, embora seja tombada pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Ponte Nova, desde 2010, a pedidos do Codema. O vereador garantiu procurar o Conselho e ainda pedir à Sedru para aproveitar os cacos de telhas que se encontram atrás da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, depois de uma chuva de granizo que obrigou a troca de todo o telhado.