Junho chegou e com ele o frio, a névoa, a seca e o pó! Solstício de Inverno se aproxima no Hemisfério Sul. Café, caldos, fogueira e cobertor. O amor está no ar aquecendo corações como um xale enrolado no corpo. Regido pelo Arcano Maior VI – Enamorados, também conhecido, como Dois Caminhos, o mês de junho carrega a vibração da escolha, e por isso, também da dúvida. É o momento em que a humanidade se depara com uma encruzilhada e terá que decidir-se sem demora que caminho escolher. Certificando-se das consequências das escolhas, ouvindo a intuição e prezando pelo amor, para no futuro não nos envergonharmos.
A lâmina representa a síntese do Tarot. Somos livres para decidir os caminhos que levam a nosso destino. O destino é o Amor! A carta, no Tarot de Thot, representa a Lei de Thelema: “Fazes o que tu queres, há de ser o todo da Lei. O Amor é a Lei! Amor sob vontade!”. Associada ao signo de Gêmeos as relações entre irmãos de alma estarão em evidência.
Mês favorável para todas as relações sociais, comerciais ou afetivas. Como o ano é regido pelo Hierofante, em junho, as relações longas tendem a passar por dilemas e momentos de escolhas, em que o amor, a liberdade e o bem coletivo falarão mais alto. Relações que há muito “capengam” é um bom momento para a resolução definitiva. Enamorados ainda representa o amor as Artes. Então é um mês próspero para os artistas, filósofos, esotéricos e oraculistas.
Os desafios do mês serão os confrontos, rugidos das feras contidas no mata-leão, os conflitos de egos. Na historiografia da carta Força, Arcano Maior XI, temos o mito de Hércules domando o leão. A lâmina é associada a competições, avaliações e poder de autossuperação. Instigando-nos a vencer a fera interior, a nos adaptar as novas circunstâncias da vida. A domar nossos sentimentos primitivos como ciúmes, ganância, sentimentos de superioridade ou inferioridade que até hoje só nos levaram a ruína. A carta lembra a lei do mais forte, no entanto, o mais forte é aquele que resiste não aquele que oprime.
O aspecto negativo é caracterizado pelo Arcano Maior XV, Diabo, a representação dos podres poderes, chantagem, coação, abuso de poder e autoridade. Traição à confiança depositada, magia maléfica, crimes contra a humanidade e a natureza. Perigo de extermínios em massa, feminicídio, pedofilia, homofobia, trafico humano e de recursos naturais. É o mito de Prometheus às avessas! Em vez de trazer a luz, impera as trevas. Voltaremos ás cavernas?
Confrontando o intelecto o Arcano Maior V, Kírion, também regente do ano, lançará na consciência humana a preocupação em curar suas feridas, em tornar seus atos sagrados, legalizados, focados no bom-senso, na ciência e na credibilidade. Ora olhando para o Cosmos admirado com o infinito, ora investigando as profundezas da Terra ainda tão desconhecida, a humanidade terá a oportunidade de compreender seu papel no Universo e sua missão de aprendiz neste planetavivo-escola.
(*) Lara Repolez Salgado é taróloga desde 2011, Pedagoga e escritora. Escreve na 2º semana do mês. Contato: (31) 98203-9502