A conclusão da nova unidade de Ubá ampliará em 11% o total de vagas de toda a região. A capacidade do local será de 388 presos. Toda a estrutura de alvenaria está pronta e a obra está na fase de acabamento, faltando detalhes como pintura, piso, guaritas, muralha, instalações elétricas e hidráulicas.
O valor total do investimento é de R$ 23,9 milhões, provenientes do Tesouro Estadual com supervisão da secretaria de estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A previsão de finalização da unidade é para dezembro deste ano, disse o titular da Sejusp, Rogério Greco, que visitou a obra na semana passada, 15/04. A unidade prisional fica na zona rural do município de Ubá, cidade a110 km de Ponte Nova via BR 120, passando antes por Viçosa.
Em Juiz de Fora, o secretário participou de nova vistoria no Ceresp (Centro de Remanejamento do Sistema Prisional) em busca de soluções para a recuperação do local. Acompanhado do supervisor do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Júlio Gutierrez, quando ficou acertado que o TJ será parceiro na execução de um estudo de solo do local, que poderá determinar as causas das fissuras em algumas paredes.
Presos do Ceresp foram retirados e transferidos para outras unidades prisionais da região nos dias 31/3 e 1/4. A transferência foi decidida tendo por base documento da Defesa Civil que apontou diversas avarias na estrutura da unidade prisional, advindas de um abatimento de terra. Os servidores administrativos também foram removidos e realocados em unidades prisionais de Juiz de Fora e cidades adjacentes.