Na sexta-feira, 20/08, o governador Romeu Zema acompanhou a assinatura de protocolo de intenções entre a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Prefeitura de Visconde do Rio Branco para transferência de tecnologias em fruticultura. O foco é para oportunizar a produção de frutas no próprio município e microrregião: “Sabemos que a região tem grande potencial de consumo para processamento de frutas, mas essas indústrias con somem frutas que vem até de outros estados”, disse Zema.
O município ainda é sede do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura do Estado, tendo como principal produto a produção de frutas e industrialização de sucos e polpas de grandes marcas do setor, abrigando importantes indústrias. O APL é formado por 12 municípios da região e poder gerar mais de 1.500 empregos diretos.
Conforme o Estado, a partir do protocolo, será possível fechar parcerias futuras para a realização de pesquisas e atividades de transferência de tecnologias para promover o desenvolvimento da cadeia de fruticultura na região, que tem tradição no cultivo, por exemplo, da manga ubá. Outro objetivo da parceria é buscar frutas alternativas para cultivo, uma vez que é tradicional a existência de indústrias processadoras de suco e polpa, mas sem grande representatividade no cultivo das frutas.