Entrou em vigor em Ponte Nova que obriga que padarias, bares, restaurantes, lanchonetes e similares forneçam de pratos, talheres e copos descartáveis em períodos de emergência ou calamidade, caracterizados por propagação de doenças contagiosas. “Sabemos do impacto profundo causado pelo descarte dos copos e outros utensílios plásticos, mas a proibição de uso de descartáveis, neste momento de pandemia, poderia causar problemas até mesmo para o sistema de saúde”, ressaltou o vereador Dr. Wellerson Mayrink (PSB), autor do projeto, aprovado por unanimidade e sancionado pelo prefeito Wagner Mol Guimarães.
Segundo o vereador Dr. Wellerson Mayrink, a nova lei servirá para evitar o contágio pelo coronavírus. “Nesta atual pandemia de COVID-19, estabelecimentos que comercializam alimentos processados, como bares, lanchonetes, padarias e restaurantes, continuam a fornecer utensílios reutilizáveis, muitas vezes sem a correta higienização, com ampliação das possibilidades de contágio”, observou o parlamentar municipal.
Reportagem do Líder Notícias ouviu ambientalistas que criticaram a aprovação da lei, considerada um retrocesso e uma incoerência por parte dos vereadores, uma vez que na semana anterior foi aprovado e sancionado um projeto de iniciativa do vereador Zé Roberto Júnior (Rede) que proíbe a utilização de sacolas plásticas de polietileno (originárias de combustível de derivado de petróleo) no comércio.