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Capacitação sobre desafios e habilidades no serviço público reuniu vereadores e servidores

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Vereadores eleitos e atuais, além de servidores atentos à palestra

“Como podemos adaptar o nosso parlamento, que foi criado seguindo regras, conceitos e princípios de 200, 300 anos atrás e que funciona mais ou menos do mesmo jeito do que a 200 ou 300 anos atrás, de forma geral, no mundo inteiro, para ouvir esse cidadão do século XXI?”.

Essa foi uma das reflexões propostas pelo doutor em ciências políticas e sociologia e professor e pesquisador no Centro de Formação da Câmara dos Deputados, Cristiano Ferri Soares de Faria, durante palestra ministrada no evento Atualidades no Setor Público, realizado pela Escola do Legislativo da Câmara de Ponte Nova no dia 04/12.

O evento teve como foco os agentes públicos de qualquer ente e poder. O palestrante convidado, Cristiano Ferri, falou sobre o Parlamento no Século XXI e Habilidades do Agente Público do Século XXI. Por conta da pandemia, apenas os servidores do Legislativo de Ponte Nova participaram de forma presencial, mas a programação foi transmitida ao vivo pelas mídias digitais.

Os vereadores eleitos que participaram presencialmente foram Suellenn Fisioterapeuta e Wagner Gomides (PV), Emerson Carvalho (PTB), Juquinha Lanna (Avante) e Dr. Wellerson Mayrrink (PSB) enquanto Guto Malta (PT) e Zé Roberto Júnior (Rede) acompanharam pelas redes sociais. A vereadora Tia Denise (Podemos) e os reeleitos André Pessata (Podemos) e Pracatá (MDB) também estiveram presentes. Servidores e vereadores das câmaras de Urucânia, Ouro Preto, Juiz de Fora, Dom Silvério, Oratórios, Manhuaçu e Belo Horizonte assistiram o evento pelas redes sociais. A transmissão também foi acompanhada por funcionários da Câmara dos Deputados, da Faculdade de Economia, Admi nistração, Contabilidade e Atuária) da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Juiz de Fora, além da secretaria de estado da Educação e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

“Três coisas se tornaram commodities: tecnologia, informação e comunicação. Todo mundo consome e produz informação, todo mundo consome e produz comunicação e iteração. Houve uma certa democratização dessas três coisas, e esse é cidadão do século XXI”, disse ao destacar a influência dos smartphones na vida dos seres humanos atualmente. Cristiano apresentou 05 (cinco) pontos para o agente público do século XXI: 1 – Desenvolver o modelo mental (visão); 2. – Aprender (como) fazer; 3 – Autopercepção: competências; 4 – Regras invisíveis da burocracia e da política (senso de oportunidade); 5 – Experimentos (iteração).

Já para o servidor público, o professor citou seis competências essenciais: 1. Iteração (interagir o tempo todo); 2. Alfabetização de dados (todo mundo tem que trabalhar com dados); 3. Foco no cidadão; 4. Curiosidade (pessoas que não aceitam o velho jeito de fazer as coisas); 5. Storytelling (mais comunicação, comunicação de maneira mais humana, menos técnica); e 6. Insurgência.

Cristiano Ferri Soares Faria é doutor em Ciências Políticas
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