O trânsito da Rua Zirezarte José de Oliveira, no Bairro Esplanada, levou a moradora do Bairro Esplanada à Tribuna Livre da Câmara de Ponte Nova, em 17 de junho. Maria Auxilia-dora Bezerra (Dora da Penha) alertou que o caminhão que faz a coleta de lixo na via pode sofrer um acidente a qualquer momento devido às condições da rua.
“Ele recolhe o lixo nas segundas, quartas e sextas, e ele já vem muito cheio, vai na Rua Zirezarte e não tem rotatória e é um declive. Então, pode haver um acidente com esse caminhão ou com outros caminhões que entregam areia ou, às vezes, material de construção”, observou.
De acordo com a participante, a via não foi planejada para a urbanização. Como forma de evitar acidentes com os trabalhadores da coleta de lixo Dora da Penha sugeriu que os moradores façam o descarte do lixo em outro local, que seja mais seguro para o trânsito do caminhão. Ela sugeriu que seja orientado aos moradores para que o lixo seja colocado no lugar de uma rotatória, que fica perto da caixa d’água.
Ela estima que, caso um caminhão tenha algum problema no freio, por exemplo, o veículo pode atingir residências e cair na Rua Darcy Botelho de Castro. Além de propor uma nova logística para a coleta, a participante da Tribuna Livre também solicitou a instalação de redutores de velocidade na via.
Após a manifestação de Dora da Penha, os vereadores Emerson Carvalho (PTB), André Pessata (Podemos), Zé Osório (PSB), Wagner Gomides (PV) e Antônio Carlos Pracatá (MDB) agradeceram a cidadã pela participação na Tribuna Livre e colheram as sugestões apresentadas. O presidente da Câmara, Pracatá, anunciou que os parlamentares farão uma indicação ao Poder Executivo para que seja providenciado uma solução.