Plenário aprova lei de vereadora do PV para diminuir a Pobreza Menstrual em Ponte Nova

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Vereadora Suellen entrega absorvente para menina no Dalvo Bemfeito após inspiradora campanha da estudante Duda (à esquerda)

O plenário da Câmara de Ponte Nova aprovou, com alterações, projeto de lei apresentado pela vereadora Suellenn Fisioterapeuta (PV), que institui o Programa de Atenção Especial à Saúde Íntima nas escolas da rede pública municipal de Ponte Nova e determina o fornecimento de absorventes às estudantes. A matéria passou pelos 02 (dois) turnos de votação e recebeu emendas das comissões de Serviços Públicos Municipais (SPM) e de Orçamento e Tomada de Contas (OTC).

O programa tem como objetivo prestar aos estudantes orientações sobre autocuidado, abordando temas relacionados à saúde e à higiene íntima. Também deverá auxiliar as estudantes que não possuem acesso ou recursos para aquisição de produtos necessários à higienização no período menstrual. Falta de recursos para higiene no período menstrual é um drama que afeta milhões de brasileiras.

De acordo com o projeto, o Poder Executivo vai realizar ações educativas, mediante a promoção de palestras, rodas de conversa e outras formas de diálogos a serem executadas nas escolas. Depois de ser sancionada, a matéria entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2022. A proposta também determina o fornecimento de absorventes às estudantes.

O projeto de lei da vereadora Suellen Fisioterapeuta foi inspirada na campanha da estudante ponte-novense Eduardo Moreira Vida de Carvalho, a Duda, que arrecadou absorventes para distribuí-los para meninas e mulheres do Conjunto Habitacional Dalvo de Oliveira Bemfeito, na Vila Alvarenga. A vereadora obteve apoio dos seus colegas de Câmara e concedeu uma Moção de Congratulação para Duda ainda em junho deste ano (2021), além de participar da campanha e na distribuição que aconteceu no início de julho.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content