Vereador critica situação caótica do trânsito, mas é rebatido pelo Diretor do Demutran

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Vereador Wagner Gomides durante reunião da Câmara de Ponte Nova

O vereador Wagner Gomides (PV), fez duro pronunciamento na Palavra Livre da reunião da Câmara de Ponte Nova. O parlamentar avaliou que o trânsito do município está um caos. “Esta é a palavra que define: caos. Infelizmente, nós coroamos ‘ a Semana Nacional do Trânsito, na semana passada, com um acidente fatal”, disse Wagner Gomides.

O parlamentar municipal disse que acontecem acidentes constantemente em Ponte Nova. “O que foi feito ainda que na Semana Nacional do Trânsito na nossa cidade? Nada! ”, disse Wagner Gomides. Conforme divulgamos na semana passada, a Semana Nacional do Trânsito, que foi realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, somente houve blitz realizada pela PM para comemorar a data de 23 de setembro, dia da sanção lei que criou o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), em 1997.

“As escolas voltaram hoje no município (27 de setembro). Já tivemos um atropelamento”, destacou Wagner, que ainda observou a ausência de ações do Poder Executivo inclusive quanto ao retorno do estacionamento rotativo. “Cadê essa melhora? A Benedito Valadares vocês podem ir lá, todos os dias é carro parando no lugar de motocicleta e motocicleta no lugar de carro. Em Palmeiras e no Guarapiranga é a mesma coisa. Na cidade toda não é diferente”, disse o vereador.

Wagner cobrou uma atuação do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) para coordenar o trânsito em Ponte Nova. “Que comece, de fato, a fazer a coordenação do trânsito na cidade, porque ninguém aguenta mais. Nós estamos aí cheios de obras, que começam e demoram muito tempo para serem terminadas. Isso inviabiliza o trânsito e, nesse momento, o Departamento Municipal de Trânsito é essencial”.

Acidente de trânsito ocorrido no dia 25/09, tirou a vida do motoboy Fábio Júnior

DIRETOR DE MOBILIDADE URBANA CONTESTA

Ouvido pela reportagem do Líder Notícias, o Diretor de Mobilidade Urbana do Denutram, engenheiro de Tráfego, Lucas Maciel de Aguiar comentou a fala do vereador Wagner Gomides: Com relação aos acidentes, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em média, 90% dos acidentes de trânsito são por falha humana. A partir desta informação, é fundamental uma participação maciça da sociedade.

Ele disse que o Demutran e outras instituições, que já participaram em anos anteriores da Semana Nacional do Trânsito, como a Polícia Militar, Polícia Civil, Câmara dos Vereadores, Rotary Clube, fizeram campanhas publicitárias de conscientização. “Estas deveriam continuar para que possamos evitar possíveis fatalidades”, alertou.

“No que se refere ao Estacionamento Rotativo, o nobre vereador está equivocado. Este se encontra em processo de retomada, no qual será amplamente divulgado quando forem reiniciadas as atividades de sinalização e posteriormente o início de sua validação”, disse Lucas Aguiar acrescentando que do Demutran recebe todos os dias diversas demandas, de todas as formas possíveis.

Lucas Aguiar enumerou as demandas diárias: “operação de trânsito, fiscalização de trânsito e transporte, sinalização vertical e horizontal, estudos, planos e projetos de engenharia de tráfego, monitoramento e planejamento do transporte coletivo), em toda a cidade, e de fato não é possível atender a todas elas, diante da oferta de mão de obra que temos”.

Lucas Aguiar, que está no cargo desde o primeiro mandato do prefeito Wagner Mol Guimarães (2017), foi incisivo: “solicitamos do vereador (Wagner Gomides) e dos demais, que faça da Câmara um instrumento de auxílio para estes objetivos, criando projetos de leis que viabilizem a reestruturação do órgão, para que ele possa atender todas as necessidades do município”.

O engenheiro de Tráfego respondeu cobrando parceria do Legislativo para criar leis que viabilizem a reestruturação do órgão

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content