O Procurador Jurídico de Barra Longa, Dr. Geraldo Jannus, ex-editor do Líder Notícias, os prefeitos de Mariana, Bugre e São Pedro dos Ferros Celso Cota, Marcelino Costa e Newton Avelar; o Procurador Jurídico de Rio Doce, Dr Wagner Adriano, além de diversos procuradores e moradores de cidades atingidas pela lama da Barragem de Fundão, em Mariana, rompida em 05 de novembro de 2015, estiveram em Londres, capital da Inglaterra, para acompanhar de perto ação que corre na Corte
daquele país.
Dr. Geraldo Jannus disse que aconteceu importante e decisiva audiência, nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2024 na Corte Inglesa, a chamada Audiência Gestão do Caso. A Corte determinou diretrizes às partes e definiu cronograma para as próximas fases processuais até o julgamento de responsabilidade do desastre ecológico contra a BHP Billiton, sócia da Vale S.A na Samarco Mineradora, previsto para ocorrer em outubro de 2024.
Além de abordar as questões centrais para o julgamento de outubro, na audiência, os juízes da Corte Inglesa explicaram como serão as próximas etapas relacionadas às evidências factuais, que inclui depoimentos de testemunhas e preparação abrangente para o julgamento.