AmaCopa e Ferropon reativarão trilhos em Copacabana para implantar um Biciclotrem

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Este é um modelo de Biciclotrem que passará em frente a nascente que é protegida por manilhas e está passando por intervenções para sua conservação

Associação revitaliza a nascente de Copacabana, que fica na margem esquerda do ramal ferroviário

A Associação Comunitária de Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências (AmaCopa) fará parceria com o Núcleo de Preservação Ferroviária de Ponte Nova (Ferropon), com o objetivo de resgatar a história da ferrovia e promover ações para a retomada do funcionamento do trecho do ramal ferroviário no Bairro Copacabana. Não para trens de carga, mas para aproveitar o espaço como área de lazer e contato com a natureza. Segundo cálculos dos integrantes da AmaCopa, os trilhos estão intactos e o caminho a ser percorrido, cerca de 03 (três) quilômetros, passa pela nascente que irriga o chafariz (mina) de Copacabana, belas paisagens rurais. Os trilhos também passam por cima de um córrego. O presidente da AmaCopa, Marcinho de Belim, já manteve contatos com um dos integrantes do Ferropon (Alfredo Padovani), que cederá o Biciclotrem Turístico e pranchões para recomposição do leito ferroviário.

Enquanto isso, a AmaCopa, prepara terreno para implantação da Horta Comunitária em parceria com a Semam (secretaria Municipal de Meio Ambiente) e a implantação de uma Unidade de Conservação com mais de 03 (três) mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Desde o início do mês, são realizados trabalhos de recuperação da área anexa à nascente, com desentupimento da calha da rede ferroviária que acumula água, sendo atrativo para criatório de larvas do mosquito Aedes aegipty, transmissor de dengue, zika e chikungunya, doenças que podem levar à morte.

Nascente de Copacabana

A Estrada de Ferro Leopoldina foi a primeira ferrovia implantada no atual estado de Minas Gerais na região Sudeste do Brasil. Inaugurada em 1874, expandiu-se principalmente no estado do Rio der Janeiro e chegou até Vitória, no estado do Espírito Santo. Em Ponte Nova ela chegou em 1886, com a inauguração das estações de Rio Doce (era distrito de Ponte Nova) e Chopotó, pelo imperador D. Pedro II.

Ramal ferroviário será recuperado para implantação do Biciclotrem Turístico

Em 1957 foi incorporada pela Rede Ferroviária Federal (RFFSA), sendo que parte da malha foi revitalizada com a aquisição de novas locomotivas a diesel e elétricas, automotrizes, carros de passageiros em açocarbono e vagões de diversos tipos, além da melhoria acentuada da via permanente. Porém, esta fase também foi marcada por um progressivo declínio, com a supressão de vários ramais.

Em Ponte Nova, a Rede Ferroviária Federal encerrou suas atividades ainda nos primeiros anos da década de 1980, deixando ramais abandonados, como o que passa pelo Bairro Copaca-bana, hoje um dos poucos remanescentes. Os outros foram arrancados e deram lugar a ruas e estradas rurais. “O resgate deste trecho, com a implantação do Biclotrem, é para não deixar a história morrer. Era muito progresso, muitos empregos e muita alegria. Eu convivi com isso. A AmaCopa quer que as gerações atuais e as futuras façam parte de uma história fabulosa”, disse Marcinho de Belim.

Marcinho de Belim, presidente da AmaCopa, perto de um bueiro para escoamento de água de nascentes; construído pela Rede Ferroviária para a passagem dos trilhos
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