A Associação Comunitária de Moradores e Amigos de Copacabana e Adjacências (AmaCopa) firmou parceria com secretaria municipal de Meio Ambiente (Semam) para a execução do plantio de 1.000 mudas de árvores até fevereiro de 2021 em áreas de recarga de nascentes, entre os bairros Copacabana e Nova Copacabana, acima da Santinha, que fica na Rua Marcos Giardini, porta de entrada do bairro, logo após a Estação de Captação de Água do Rio Piranga, pelo DMAES.
Em 25 de outubro foram plantadas 130 mudas de árvores nativas, entre nativas e frutíferas (também nativas). Entre as espécies, que foram catalogadas pela Semam, estão sibipiruna, ipês amarelo, rosa e mirim, tamboril (orelha de macaco), cambucá, amoreira, jatobá, jacarandás mimoso e caviúna, ameixa, abiu etc. O transporte destas mudas contou com o apoio logístico da caminhonete da Cooperativa de Recicladores de Ponte Nova (Coorpnova).
O novo plantio está previsto para este fim de semana (20 de dezembro), quando moradores e diretores da AmaCopa realizarão mutirão na parte da manhã para o plantio de mais 100 mudas. “nosso objetivo é reflorestar toda a entrada do bairro, não só pela qualidade de vida, mas principalmente para que as nascentes locais voltem a produzir água o ano inteiro”, disse Marcinho de Belim, que é o presidente da AmaCopa.
No Passa-Cinco foram plantadas mais de 100 mudas de árvores, algumas já atingiram cerca de 03 (três) metros de altura. “A AmaCopa plantou as árvores cedidas pela Semam e enviou-nos relatório fotográfico constatando. Parcerias assim ajudam o poder público na luta pela melhoria ambiental”, disse Bruno do Carmo, informando que todas as mudas são produzidas no Viveiro do Passa-Cinco.