Leonardo Paiva, diretor do IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais), campus de Ponte Nova, vice-presidente do Núcleo de Preservação Ferroviária (Ferropon), entidade criada em dezembro passado, esteve em Juiz de Fora no último dia 10/02 para conhecer de perto o Museu Ferroviário da Manchester Mineira. O chefe do Departamento de Cultura da secretaria municipal de Cultura e Turismo e Matheus de Oliveira, coordenador de Patrimônio foram também, uma vez que criação de museu em Ponte Nova é uma parceria do Poder Público Municipal com o IFMG.
A visita teve como objetivo buscar informações técnicas e históricas para a implementação do Museu Ferroviário de Ponte Nova, que deverá ser abrigado nas dependências do IFMG,que fica no Centro Histórico, entre os bairros Esplanda, Central e Copacabana. A criação do primeiro museu no município será um passo importante para a preservação e difusão da nossa história.
Na mesma data, a diretora-geral da Funalfa (Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage), Giane Elisa, recebeu a comitiva e trataram de assuntos sobre o IFMG, a inserção de Ponte Nova na rota do turismo nacional e a educação patrimonial na cidade. “Estreitando o laço entre as instituições para possíveis projetos”, diz nota da assessoria de comunicação da prefeitura de Ponte Nova.