Pichadores invadiram as paredes da UBS (unidade Básica de Saúde) do Bairro São Pedro, recém-reformada para melhor atender aos moradores que são atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e cadastrados no Programa Saúde da Família (PSF). As paredes, provavelmente foram pichadas no final de semana, pois a denúncia chegou à secretaria municipal de Saúde na manhã de segunda-feira, 19 de julho.
“As equipes da prefeitura e da secretaria municipal de saúde lamentam muito o ocorrido. O local foi recentemente reformado para melhor atender à população. É muito importante que a comunidade denuncie estes atos de depredação do patrimônio público”, diz nota publicada no portal oficial da Prefeitura de Ponte Nova, que não informou se registrou queixa para o crime seja apurado e que os culpados sejam denunciados pelo Ministério Público.
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa, para quem pichar grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.