O Climatempo, uma empresa brasileira que oferece serviços de Meteorologia, sediada na Vila Mariana, em São Paulo, falhou na data de 12 de outubro, quando anunciou dia chuvoso, com 18 mm de chuva, com probabilidade de 90%. Com isso, o presidente da AmaCopa (Associação Comunitária de Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências), Marcinho de Belim, cancelou o evento programado para homenagear o Dia das Crianças, com distribuição de balas, doces, pipoca, algodão-doce para as crianças que ainda teriam direito a se divertir em cama elástica e escorregadores e levar brinquedos para casa.
A AmaCopa reprogramou o evento para o domingo, dia 17 de outubro, enquanto continua preparando o Biciclotrem Princesa Leopoldina para rodar em cerca de 1.500 metros (1,5 km), com início no resto dos trilhos que começam nas proximidades do chafariz de água em Copacabana, seguindo até após a nascente que abastece o local com água em profusão, diariamente. Há quem diga que a Mina nunca secou, nem em período de estiagem.
O Biciclotrem “Imperador” será tocado por 02 (duas) bicicletas que receberam os nomes de Isabel e Leopoldina, filhas do Imperador D. Pedro II, que inaugurou as estações da Estrada de Ferro Leopoldina em Ponte Nova: a de Rio Doce (era distrito de Ponte Nova) e a do Chopotó. O nome da Estrada de Ferro foi em homenagem à Imperatriz Leopoldina, autora do decreto que desligava o Brasil de Portugal em 02 de setembro de 1822, culminando com a Independência proclamada pelo Príncipe Regente Pedro de Alcântara, depois Imperador do Brasil com o nome de D. Pedro I.
O Biciclotrem “Imperador” está cedido para a AmaCopa por intermédio da Ferropon (Núcleo de Preservação Ferroviária de Ponte Nova), representada pelos membros da entidade, Alfredo Padovani e Dimas José, que foram a Teixeiras na semana passada e o trouxeram, após ser cedido pelo professor Gerson, da Universidade Federal (UFV). O equipamento ficará em regime de comodato em Ponte Nova.