Uma parceria entre o DMAES (Departamento Municipal de água, Esgoto e Saneamento) e Prefeitura, a Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE-Ponte Nova está se transformando em realidade. Em maio de 2019, o Conselho Deliberativo da autarquia aprovou o endividamento de R$25 milhões: o empréstimo foi conseguido com a Caixa Econômica Federal.
O contrato com a empresa vencedora da licitação, a Terra e Técnica, de Belo Horizonte (foi multada e o contrato foi rescindido) foi assinado em dezembro de 2020. O lançamento oficial das obras da ETE-Ponte Nova aconteceu no dia 30 de junho de 2021 no canteiro de obras que fica no Sítio Gravatá, a 06 (seis) quilômetros do Bairro Rasa.
Houve recepção calorosa, com direito a salgadinho, refrigerante, suco e água. Tudo dentro das conformidades de distanciamento social para combate à pandemia e segurança do trabalho, com uso de máscara, capacete e álcool em gel. Mais de 40 pessoas participaram da cerimônia, incluindo membros do executivo, do legislativo, funcionários do DMAES e da Prefeitura, técnicos das empresas e entidades relacionadas a obra, entre outros.
Atualmente, as obras para que a Estação de Tratamento de Esgoto possa realmente funcionar estão sendo construídas as estações elevatórias nas margens do Rio Piranga: no Bairro Santo Antônio e Rasa.