Sagui-da serra-escuro vai se tornar o Patrimônio da Biodiversidade de Ponte Nova

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Sagui - da serra - escuro procriou no Centro de Conservação da Universidade Federal de Viçosa

Um pequeno primata de face branca e pelagem escura está prestes a se tornar Patrimônio da Biodiversidade de Ponte Nova. Na última reunião de novembro, dia 29, os vereadores aprovaram o projeto de lei de autoria do Poder Executivo que declara o símbolo municipal ao sagui-da-serra-escuro.

Além de Ponte Nova, o sagui-da-serra-escuro é também símbolo de Viçosa, desde 2020, e dos municípios de Nova Friburgo e Petrópolis, ambos no estado do Rio de Janeiro. O Centro de Conservação dos Saguis-da-Serra da Universidade Federal de Viçosa detectaram a presença do animal na região que fica no encontro do Rio Piranga com Rio do Carmo, no local chamado Barra do Piranga.

Do outro lado do Rio do Carmo fica a comunidade rural de Simplício, abaixo do Chopotó, em terras de Ponte Nova. Nos estudos realizados por empresa contratada pela administração municipal em 2010, com vistas à criação do Parque Natural Municipal Tancredo Neves e sua inscrição como Unidade de Conservação junto ao Instituto Estadual de Florestas, existem relatos da existência do sagui-da-serra-escuro no Passa-Cinco.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content