Na manhã do último dia 30 de outubro comitiva do CISDESTE (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste), que tem sua sede em Juiz de Fora, veio a Ponte Nova para oficializar a implantação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em Ponte Nova, Viçosa e Manhuaçu, completando a rede de excelência na macrorregião Leste do Sul. O evento aconteceu no Centro Municipal de Esportes, órgão da secretaria municipal de Esporte, Lazer e Juventude, no Triângulo.
O Prefeito Wagner Mol Guimarães, principal anfitrião do momento fundamental para Ponte Nova estava acompanhado da secretária municipal de Saúde, Ariadne Salomão Lanna de Magalhães o Superintendente Regional de Saúde, Marcus Schitini. A solenidade foi realizada na quadra coberta do Centro Municipal de Esportes, no Triângulo. Após a solenidade foram realizadas as primeiras atividades para o treinamento dos 140 membros da equipe que atuará na região.
Os treinamentos estavam marcados para acontecer dia 02 de novembro, no auditório do Esporte Clube Palmeirense (sede campestre); nas dependências da Escola Municipal Dr. José Mariano e no Centro Municipal de Esportes. Em Ponte Nova, a equipe do SAMU ficará alocada nas instalações do Corpo de Bombeiros. Na segunda-feira, o presidente do CISDESTE suspendeu os treinamentos dos membros que testaram positivo para COVID-19.
A equipe do Núcleo de Educação Permanente do SAMU-192/ CISDESTE foi enviada para a qualificação profissional dos candidatos aprovados em Processo Seletivo nas microrregiões de Manhuaçu, Ponte Nova e Viçosa. Durante o treinamento os candidatos aprendem de forma teórica e prática, os protocolos e procedimentos fundamentais no atendimento pré-hospitalar móvel para assistência ao usuário que se encontre em situação de urgência/emergência.
O presidente do SAMU-192/ CISDESTE, Edson Teixeira Filho destaca que todo procedimento administrativo por parte do CISDESTE, como o processo seletivo, treinamento e posterior contratação destes profissionais, além da aquisição de equipamentos já está em andamento e que é importante reforçar a adesão dos municípios daquelas microrregiões ao projeto de ampliação.