Como todas as celebrações religiosas, a festa do padroeiro de Ponte Nova, São Sebastião, realizada todo dia 20 de janeiro, este ano de 2021 também sofrerá modificações e restrições devido a situação da pandemia do novo coronavírus. O dia do santo é feriado municipal, e as pessoas devem estar atentas para as mudanças na realização das homenagens.
Segundo informações do Padre Leandro Marcos Costa, pároco da Matriz de São Sebastião, e do Padre Marcelo de Castro Valadão, vigário paroquial: a tradicional Missa de São Sebastião, realizada no dia 20/01 (amanhã-quarta-feira) será celebrada em quatro horários, às 7h, 9h, 17h e 19h30min. e para participar delas será necessário que os fiéis retirem senhas na Secretaria Paroquial 01 (um) dia antes das celebrações (19/01). A princípio, não haverá necessidade de senhas para as celebrações da manhã.
Segundo informações do escritório paroquial, durante a semana antecedente ao dia 20/01, onde é realizada a novena do santo, foi necessário realizar um revezamento entre os fiéis para que todos pudessem participar.
Nesse ano de 2021, não pôde haver também a tradicional partilha, que evitou aglomerações.
Durante as celebrações serão distribuídos envelopes para as pessoas que desejarem fazer a sua doação. E a igreja deixou bem claro em suas normas e regras, que ninguém estará autorizado a recolher dinheiro em nome da Paróquia.
As celebrações em homenagem ao padroeiro, no dia 20/01 (quarta-feira), serão transmitidas ao vivo pela Página da Paróquia de São Sebastião no Facebook, podendo ser acompanhadas pelos fiéis através da rede social.
Foi realizado em todos os dias da semana antecedente ao dia 20/01, um ofertório solidário, onde as pessoas puderam ofertar alimentos para confecções de cestas básicas ou algum material de limpeza e fraldas geriátricas. O ofertório também estará presente no dia do santo (20/01).
O famoso e tradicional leilão de animais da festa do padroeiro, não poderá ser realizado, porém haverá visitas aos produtores rurais para bênçãos dos animais e das propriedades.