Neste Natal distribua amor

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Final de ano nos traz o Natal. Com ele o enlevo da espiritualidade que nos torna mais compreensivos, afáveis e amorosos. Para os cristãos o advento do Natal representa o renascimento de Jesus Cristo, que desde Belém nos traz sempre a mensagem de amor e paz. A festa cristã é representada por muito simbolismo que nessa altura do ano, são encontrados por todos os cantos. Em suas diversas formas surgem e são admirados não só por serem bonitos e trazem beleza e alegria que contagia, mas porque todos eles têm uma curiosa história que transmite sempre uma mensagem.

A decoração de Natal envolve, obrigatoriamente, pinheiros, bolinhas, pisca-pisca e…velas. Sim, as velas de Natal são itens indispensáveis para quem deseja criar uma atmosfera aconchegante, intimista e cheia de boas energias. Diz-se que na Alemanha, um senhor costumava colocar velas na sua janela para iluminar o caminho dos viajantes. Assim, as velas natalinas assumem o papel de representar a luz que o nascimento de Jesus traz para a vida das pessoas, porque ele veio para dissipar as trevas, a escuridão. As velas acesas na noite de Natal revelam a presença de Cristo naquele ambiente, além do que representam a fé.

O presépio data de 1223 e foi montado na Itália por São Francisco de Assis, que queria mostrar aos fiéis como teria nascido Jesus. Inicialmente era feito apenas nas igrejas, até a sua montagem nas casas se tornar tradição. Trata-se de uma representação do cenário em que o Menino Jesus nasceu. Assim, além de Jesus e de seus pais, Maria e José, figuram ainda: os animais do estábulo, o anjo que anuncia o seu nascimento, a estrela de Belém e os 3 reis magos, Baltazar, Gaspar e Melchior. Habitualmente o presépio é desmontado no dia 6 de janeiro, data em que os reis localizaram o Menino Jesus.

A primeira árvore de Natal surgiu no norte da Europa no século XVI. Mas, ela só se tornou tradição a partir do século XVII com Martinho Lutero, na Alemanha. Depois disso, foi no século XIX que esse símbolo natalino se espalhou pelo mundo. Antes da cristianização do Natal, as árvores já costumavam ser enfeitadas com outro propósito, o de comemorar a chegada do inverno. A árvore é por tradição um pinheiro por ser a única árvore que consegue manter suas folhas mesmo no frio intenso. Assim, simboliza vida e esperança. Cada enfeite traz um simbolismo. As luzes, por exemplo, representam as estrelas, e a estrela que costuma ser colocada no topo da árvore representa a Estrela de Belém.

O Papai Noel: A figura do Papai Noel surge a partir dos gestos de bondade de um bispo chamado Nicolau. Segundo a lenda, ele lançava moedas de ouro para as chaminés das casas dos mais necessitados na Turquia, tendo sido reconhecido pela igreja como santo. A representação moderna do Papai Noel terá surgido nos Estados Unidos. Santa Claus ganhou a aparência de um velhinho gordinho com barba comprida e roupa vermelha, deslocando-se pelas casas com o seu trenó. Então é NATAL: de presente te dou uma prece. Peço a Deus que ilumine seu caminho no próximo ano e que você tenha PAZ e sucesso por onde andares, BOAS FESTAS!

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content