Um grito pela Liberdade Econômica

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

O movimento vem crescendo nas redes sociais a partir das Entidades de Classe Empresarial que representam a indústria, comércio e serviços de todo país. A maior economia do mundo (USA) tem seus alicerces na liberdade econômica. Menos Estado, mais iniciativa privada. A doutrina surgiu no século XVIII na Europa e teve em Adam Smith (1723-1790) economista escocês, um dos precursores para a ascensão do capitalismo democrático. A Europa enfrentava frequentes crises e a pobreza só fazia crescer. Ao defender a não-intervenção do Estado nas atividades econômicas, Smith pregava a autorregulação do mercado e a livre concorrência. Foi assim que as grandes economias se desenvolveram. Ao compartilhar os princípios do liberalismo econômico, entendo que a melhor forma de distribuição de renda/emprego, e geração de riquezas para o Estado, é o empreendedorismo que se faz na iniciativa privada. Esse é o grito que surgiu na Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas MG.:
“Eles dizem que mentimos, que exploramos nossos funcionários, mas eles não sabem. Eles não estão lá quando você precisa demitir alguém, quando não há dinheiro para pagar. Quando perdemos um cliente pelo qual demos tudo. Quando renunciamos nossa família para salvar o negócio. Se as coisas derem errado, todo mundo sabe fazer melhor. Se estamos indo bem é porque enganamos ou tivemos sorte, ou pior, porque roubamos”.
As leis protegem nossos funcionários e isso é ótimo. Mas quem nos protege? Empreender é uma aventura. É abrir a sepultura em que a recompensa é tão grande quanto a renúncia. Estamos numa sociedade em que o Empresário não é bem-visto. Nós somos o inimigo. É normal julgar a empresa e quem a dirige. Neste país onde ninguém sabe o nome dos 10 empresários mais importantes, é nossa responsabilidade falar mais alto. Não vamos contra ninguém, só defendemos o que somos, porque saber fazer negócios é uma arte. Empreendedorismo é um estilo de vida. Liderar uma empresa é um privilégio que poucos podem entender.
É conciliar Empresa e família com o sonho de uma vida melhor. Nesse país a maioria dos empresários e empresárias são pessoas apaixonadas e trabalhadoras. E é hora de colocar a Empresa no lugar que merece. Um país é feito por pessoas que jogam e que arriscam tudo por algo em que você acredita. E quando chegar o dia, não tenha medo de reconhecer o seu sucesso. Viver grande porque você ganhou e é seu. Empresa é desenvolvimento. Empresa é sociedade. Empresa é inconformismo. Empresa é emprego. Empresa é contribuição.
O capitalismo não é perfeito, mas ainda não inventaram nada mais eficaz. O princípio da liberdade econômica traz a liberdade de escolha. O que produzir para atender necessidades de consumo e gerar tributos ao Estado. Nessa doutrina o trabalhador tem liberdade para escolher onde quer trabalhar.
Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista; apoiam ideias como um governo limitado quanto aos poderes, direitos individuais (civis e humanos) livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero e igualdade. Quem produz e gera empregos não fabrica pobreza. Um Estado intervencionista leva o país a sucumbir diante das instabilidades.

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content