Olá, tudo bom?
Primeiramente, cabe a nós parabenizar todos os candidatos que disputaram e venceram as eleições municipais. Prevaleceu o entendimento de que o eleitor quer proposta. O tempo das baixarias acabou.
Para aqueles que acham que as obrigações eleitorais acabaram estão enganados. Agora é a hora de cada um dos candidatos prestarem as contas de seus gastos, receitas e despesas, junto a Justiça Eleitoral.
As prestações de contas parciais ocorreram no período de 21/10 a 25/10. Agora é a hora das prestações de contas finais. Não custa lembrar que a não apresentação da prestação de contas parcial ou a sua entrega de forma que não corresponda à efetiva movimentação de recursos caracteriza infração grave, salvo justificativa acolhida pela Justiça Eleitoral, que será apreciada no julgamento da prestação de contas final. Assim, agora é a hora de sanar eventuais inconsistências da prestação de contas parcial. E não quer dizer que você tenha perdido a eleição que não há a obrigação de prestar as contas. É um dever de todos os candidatos, inclusive vices e suplentes, e dos diretórios partidários, como forma de garantir a transparência e a legitimidade da atuação partidária no processo eleitoral.
Há tal obrigação também por parte do candidato que desistiu, foi substituído ou que teve o seu pedido de registro de candidatura indeferido. Mesmo que não tenha realizado campanha, tem o dever de prestar as contas.
Portanto, agora é hora de juntar a documentação toda e entregar ao profissional de sua confiança para encerrar suas obrigações com a Justiça Eleitoral. Fique atento e não deixe para a última hora.
Um forte abraço!