Oi. Tudo bem?
Na próxima semana começariam as festividades do Carnaval 2021. Neste ano, em razão da pandemia, alguns governadores e prefeitos decretaram os dias 15, 16 e 17/02 como dias úteis, dias de trabalho, coibindo viagens e visando estancar a proliferação da COVID-19. Na nossa sincera opinião, tal entendimento foi muito feliz, foi acertado! Além de não ter clima para comemorações, infelizmente o brasileiro não respeitou o distanciamento social nas festas de fim de ano, refletindo na sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS).
Se ainda assim você for usufruir dos dias da “folia normal”, veja como evitar aborrecimentos.
1) evite aglomerações. É o que menos precisamos.
2) Vai viajar? Avise à sua operadora de cartão de crédito previamente, sob risco de não aprovação de suas compras.
3) Vai viajar para o exterior? Verifique a questão de entrada no País de destino em relação aos protocolos e testes decorrentes da COVID-19, bem como a provável quarentena no retorno ao Brasil. Além disso, lembre-se do alto valor do dólar, que impacta na utilização de cartão de crédito e a incidência de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que para viagens ao exterior é de 6,38% sob cada compra. Isso sem contar a variação cambial. De repente melhor não viajar.
4) Vai viajar aqui no Brasil? Cuidado com as chuvas e com as estradas, que estão muito esburacadas em razão do período de chuvas e em razão do alto custo da emulsão asfáltica para recapeamento, somados à recessão dos Estados em razão do deficit fiscal de 2020. Se cair em um buraco e tiver problemas ou danos, tire uma foto, ligue para a polícia e faça um boletim de ocorrência. Guarde as notas fiscais ou recibos dos danos causados e procure seu advogado à busca de ressarcimento.
5) Vai viajar de ônibus? Em caso de desistência, você tem direito a receber o dinheiro de volta da passagem até antes de configurado o ato do embarque, bastando a sua simples declaração de vontade. A empresa pode devolver no ato, ou até em 30 (trinta) dias.
6) Vai para algum lugar, em balneário, em que o vendedor cobra reserva na areia? Converse antes, já que a faixa litorânea de areia é de domínio público e, por isso, não pode ser objeto de cobrança.
7) Se for para algum local fechado e perder a cartela de consumação, tenha boa-fé. Procure o responsável e alegue o que realmente consumiu. A costumeira cobrança de um valor pela perda da cartela tem sido reconhecida como ilegal e abusiva.
8) Teve algum problema? Faça boletim de ocorrência, vá ao Procon e aguarde o findar da folia para contratar um advogado e ir ao Poder Judiciário. Documente tudo o que puder. Cuide-se e faça a sua parte para não disseminar o coronavírus. Forte abraço!