A estrela mundial Anitta é uma vegana que não entende nada do reino animal

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram


Anitta acabou se confundindo enquanto criticava o agronegócio no Brasil em seu perfil no Instagram. A cantora afirmou, por exemplo, que as vacas só produzem leite quando estão “grávidas” e que baby beef é “carne de bezerro”. Afora, a beleza, o charme e a performance da grande artista brasileira, ela demonstra total ignorância sobre o reino animal. O pessoal do agronegócio não perdoou.
“Para você tirar leite da vaca todo dia de manhã para o resto da vida, ela em que estar grávida para sempre, né? A vaca não dá leite assim, não é um bicho que dá leite do nada. A vaca, para dar leite, tem que estar grávida, tem que ter um filho. A vaca é igual aos animais. Minha teta está aqui, mas não estou dando leite”, disse Anitta em seus stories no Instagram.
O agrônomo Xico Graziano usou as redes sociais para criticar a maior artista brasileira da atualidade: “O vídeo que ela publicou é bizarro. O ambientalismo virou uma palhaçada na boca dos artistas”. Anitta erra, pois as vacas, diferentemente do que ela disse, podem produzir leite por dois anos após o nascimento do bezerro. As mulheres amamentam até 03 (três), em determinados casos.
Anitta não parou com seu cáustico comentário e “dando mais uma varada n’água”: “É por isso que parar de comer carne mas continuar consumindo alimentos como queijo, leite, iogurte dá no mesmo, porque o impacto ambiental é o mesmo para essa questão da agropecuária”.
Aí ela comete o despropósito de forma ignorante: “é ainda pior, porque tem que ter um monte de bezerro o tempo inteiro, enche a vaquinha de hormônio para ela sempre estar pronta para engravidar, tem que ter bezerro o tempo inteiro, que é tirado da mãe. Eles tiram o bezerro, deixam-no lá paradinho e criam o baby beef”.
Só que a funkeira não sabe que o nome “baby” do beef não tem nada a haver com idade do animal, pois o “baby beef” é um dos cortes nobres retirados do miolo da alcatra e, apesar de ter “baby” no nome não vem dos bezerros, ao contrário do que Anitta falou. Roberta Zügue, doutora em reprodução animal pela Universidade de São Paulo diz que a fala da celebridade demonstra ignorância sobre o tema.
“Ela pode não saber, mas utiliza muitos produtos de origem animal. Quando você vai tirar sangue, por exemplo, o líquido no fundo do frasco é heparina, feito da partir de vísceras de bovinos e suínos. Tem também o superfactante, que é extraído do pulmão bovino e permite que bebês prematuros sobrevivam”, diz a doutora Roberta Zügue.
Este debate mas faz lembrar quando Roberto Carlos fez um comercial para a Friboi para falar da picanha: “não, o meu prato é aquele ali”, reclama o Rei. “Você voltou a comer carne, Roberto?”, questiona o garçom. “Voltei! Mas essa carne é Friboi”, responde ele. Nesse momento, começa o refrão da música “O Portão”, com “eu voltei, agora pra ficar”.
Mas, Roberto Carlos comia peixe. Então ele não disse a verdade no comercial, que foi um fracasso e retirado do ar em menos de 01 (um) mês. Será que Anitta é vegana? Ou joga para a plateia?
(*) Ricardo Motta é jornalista, escritor e poeta. Ambientalista desde 1977

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content