Em tempo de Páscoa, eu me lembrei de mulheres famosas e sem vergonha!

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Banquete em que a cabeça de João Batista foi entregue na bandeja a Herodes Antipas

Grandes nomes femininos povoaram minha adolescência. Eu me apaixonei por várias delas, inclusive pela professora de Ciências no Ginasial, Dóia, lá de São Pedro dos Ferros. Eu tinha os hormônios à flor da pele enquanto a beleza dela era singela. Outra por qual me apaixonei foi Maria Alice Carvalho. Mas, esta era realmente sexy. Uma vez ela foi repreendida pelo diretor por causa do tamanho, ou seria falta de tamanho (rsrsrs) da sua saia? Ela ensinava Francês e eu me tornei um aluno dedicado à língua de Napoleão Bonaparte. Principalmente para ir à frente, justamente para ver suas pernas cruzadas, quase debaixo da mesa.

Entre os arquétipos femininos da Antiguidade, aclamados pela cultura pop nos últimos anos estão Cleópatra, as Amazonas (vejam o filme Mulher Maravilha, com Gal Gadot) e Afrodite. Mas Salomé, uma heroína adorada até o início do século 20, caiu em relativo esquecimento. Uma injustiça que deve ser reparada! A Bíblia narra que foi ela quem pediu a cabeça de João Batista, mas, ao mesmo tempo, foi uma das primeiras mulheres a mostrar independência e caráter diante do domínio dos homens.

Os Evangelhos de Santo Agostinho falam do assassinato de João Batista no final de um famoso banquete por volta do ano 29 em que se diz que Salomé dançou. O objetivo da festa era comemorar o aniversário de Herodes Antipas. Na verdade, Salomé era filha de Herodíades, esposa do imperador. Esta tinha horror de João Batista, que pregava no deserto, clamando que Jesus Cristo já estava por ali!

Todo mundo sabe que Jesus Cristo foi batizado por João Batista, mas aquela turma era muito complicada: não acreditava! Bem, a história de que eles traíram Jesus Cristo, depois de recebê-lo com ramos no domingo, é verdade, pois 05 (cinco) dias depois veio a crucificação de Jesus Cristo. Pilatos lavou as mãos e os judeus sujaram as suas com o sangue do Filho de Deus, conforme dizem as Escrituras Sagradas.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content