Piranga, o Herói Taciturno: um documentário sobre o rio das águas vermelhas – Parte I

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Está em andamento a produção do documentário cinematográfico, produção da Atlântico Filmes (BH) com patrocínio da Bartofil Distribuidora. O curta-metragem mostrará a atuação do Rio Piranga na formação da Bacia do Rio Doce e sua importância para as populações por onde passa. As coordenadoras do projeto Mônica Veiga e Dalila Pires enviaram perguntas para o titular desta coluna e aqui está o resumo das respostas.

 Qual é a importância do Rio Piranga na Bacia do Rio Doce?

O Rio Piranga tem sua importância por ser o principal formador da Bacia do Rio Doce, uma bacia hidrográfica federal. Do ponto de vista da economia ele apresenta-se como gerador de energia nas hidrelétricas da Brecha (Guaraciaba) e Brito (Ponte Nova). Por não ter sido afetado diretamente pela lama da Samarco deve ser a “salvação” do Rio Doce, principalmente até à junção das águas dos rios Casca e Piracicaba, abaixo da Usina Hidrelétrica Risoleta Neves, que tem o lago gerador de energia em Candonga nas divisas dos municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Os peixes produzidos no Rio Piranga estão sendo os responsáveis pela melhoria das águas dos rios Doce e Carmo. Após o período de Piracema, os filhotes retornam ao lago de Candonga e ao ficarem adultos sobem para desovar não só no Piranga mas também no Rio do Carmo e consequentemente afeta a procriação até no Rio Gualaxo do Norte.

Quais são as principais características do Rio Piranga?

O Rio Piranga já foi navegável até os anos 1920, mas o desmatamento das suas margens para formação de pastagens ou para produção agrícola prejudicaram seu nível de água, uma vez que o desmatamento atingiu também as partes superiores sufocando nascentes. A ocupação desordenada das populações ribeirinhas, tanto no perímetro urbano quanto rural prejudicaram sua vida, transformando-o em um rio sazonal: muita água em período de chuvas e quase seco na estiagem afetando inclusive a captação de sua água para tratamento necessário para oferecer vida ao ser humano. O Piranga também serve para sistemas de irrigação para produção de alimentos rurais; dessedentação de animais e servir como principal local de criação do Surubim-do-Doce, tanto abaixo quanto acima das usinas da Brecha e Brito.

* Leia na próxima edição, em 19/02, a sequência das perguntas da Atlântico Filmes para o documentário/filme Piranga, o Herói Taciturno.

 

Rio Piranga é o responsável pela vida em Ponte Nova

(*) Ricardo Motta é jornalista, escritor e poeta. Ambientalista desde 1977

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content