Depois de intensa pressão dos empresários do setor, o governo do estado de Minas Gerais criou um protocolo específico para que as academias de ginástica e agências de turismo reabram as portas na Onda Amarela do programa “Minas Consciente”, criado para a retomada das atividades econômicas durante a pandemia do coronavírus.
O Líder Notícias lançou enquete/pesquisa com a seguinte pergunta: Você é a favor da reabertura das academias de Ponte Nova, seguindo os protocolos da OMS e Ministério da Saúde? No fechamento desta edição, mais de 97% responderam favoravelmente à reabertura. A pesquisa foi da editoria de esportes do jornal, comandada por Toninho Carvalho.
Durante mais de 30 dias, a Rádio Montanhesa entrevistou vários profissionais de Educação Física nos programas Canal Reis, apresentado por Afonso Reis, e Rádio Livre (Luciano Duarte). Foram 04 (três) edições seguidas do Líder Notícias tratando do assunto, bem como as redes sociais www.lidernoticias.net.br; @lidernoticiaspn e Facebook Jornal.
Segundo Toninho Carvalho, que é graduado em Educação Física, responsável técnico pela Academia Medida Certa, Ponte Nova tem 08 (oito) academias, 10 estúdios com personal trainer e 02 (duas) academias de Cross Fit. São mais de 200 empregos gerados, sempre com acompanhamento de profissionais especializados e rigoroso controle de saúde dos clientes.
Como será a reabertura
Antes, a ideia era que os serviços só fossem liberados para funcionar dentro da Onda Verde, que prevê a liberação das atividades não essenciais com alto risco de contágio. Agora, o estado analisou o cenário da pandemia e flexibilizou a medida, criando a possibilidade de antecipação da abertura dos postos de trabalho. Atualmente, nove microrregiões estão na Onda Amarela, incluindo Ponte Nova.
Apesar da medida, o funcionamento completo desses estabelecimentos só será permitido na Onda Verde. Os protocolos da Onda Amarela serão mais restritivos. A maior preocupação é em relação às academias de ginásticas. Na Onda Amarela, elas terão de seguir uma série de determinações, como maior limitação por metragem quadrada, horários agendados, fechamento para limpeza a cada 02 (duas) horas, uso de profissionais para limpeza dos equipamentos, medição de temperatura, distância de 03 (três) metros a cada equipamento.