Com objetivo de evitar viagens e assim tirar as pessoas do distanciamento físico, a maioria dos prefeitos decidiu que os dias reservados ao Carnaval será de trabalho no setor público. A decisão foi informada após videoconferência realizada na terça-feira, 26 de janeiro, via iniciativa do Consórcio Intermunicipal dos Municípios do Vale do Rio Piranga (CISAMAPI), presidida pelo prefeito de Ponte Nova, Wagner Mol Guimarães.
Também participaram da reunião a secretária de saúde de Ponte Nova, Ariadne Salomão Magalhães, o coordenador do Centro de Referência COVID-19, Dr. Cristian Guimarães, o administrador do Hospital de Nossa Senhora das Dores, Maurício Moraes e a superintendente do Hospital Arnaldo Gavazza Filho, Lucimar Fonseca, além dos prefeitos e secretários de saúde da microrregião.
Uma das pautas foi o fluxo de pacientes no Centro de Referência COVID-19, que após analisado levou às demais pautas e decisões da reunião. Definiu-se pela unificação dos decretos da microrregião, uma vez que o índice de contágio e adoecimento de uma municipalidade afeta diretamente as demais.
A maioria dos municípios concordou em unificar decisões. As cidades não reconhecerão em decretos ponto facultativo e/ou feriado no Carnaval. “É imprescindível que as pessoas fiquem em casa para que não tenhamos um novo pico pós período de carnaval, e, portanto, os dias 15, 16 e 17 de fevereiro serão dias úteis em Ponte Nova e na maior parte das cidades da microrregião”, diz nota publicada no site do CISAMAPI.