Na manhã de ontem (20/01), teve início a aplicação das doses da vacina Coronavac que chegou a Ponte Nova no dia 19/01. Diretores do SRS (Superintendência Regional de Saúde) em Ponte Nova, se reuniram com representantes dos 30 municípios pertencentes a regional e destinaram as doses, como foi estabelecido no plano de imunização, para todas as unidades de saúde que integram a entidade.
A vacina será administrada em 02 (duas) doses de aplicação em cada pessoa a ser imunizada, e começou ser aplicada no dia de ontem, 20/01, em todos os municípios que pertencem à regional.
Em Ponte Nova, a vacinação teve início também no dia 20/01, feriado municipal, dia do santo padroeiro da cidade, São Sebastião, e foi realizada a imunização dos residentes do Asilo Municipal e dos profissionais de saúde que lidam na linha de frente com a doença COVID-19, como já havia sido decidido e divulgado pelo comitê de crise da doença montado na cidade.
O prefeito Wagner Mol, que também é um profissional de saúde e enfermeiro formado, aplicou a primeira dose da vacina contra a COVID-19, em Ponte Nova, no Asilo Municipal.
A primeira pessoa vacinada foi o residente do Asilo, Ozires Narciso Moreira, natural de Caratinga, que completará 98 anos, no próximo sábado (23/01).
Estavam presentes, além do prefeito Wagner Mol, Ariadne Salomão (Secretária de Saúde); Juliana Pereira (Secretária de Assistência Social e Habitação); Lidiane Bento (Referência Técnica em Imunização); Jaime Augusto de Jesus (Coordenador do Asilo) e demais profissionais da instituição e imprensa.
“Nesse momento histórico, estamos vacinando os idosos do Asilo, que tanto sofreram em 2020. É uma forma de cuidarmos de pessoas que carregam a história de nossa cidade. Uma feliz coincidência, que no dia de nosso padroeiro, São Sebastião, que zela contra as enfermidades e pandemias, comecemos essa vacinação”, disse o prefeito Wagner Mol à imprensa.
Após a vacinação do asilo, foram vacinados profissionais de saúde do município, que estão na linha de frente da doença Covid-19.
A enfermeira Elizete Alves Ferreira do Serviço de Atendimento Médico Municipal de Urgência (SAMMDU) foi vacinada. “Me sinto orgulhosa e emocionada de fazer parte da equipe de saúde do município. Até agora, a pandemia foi muito tensa, inclusive, tive Covid-19 e não apenas um quadro leve da doença. Agora, posso voltar mais tranquila para casa, manterei as medidas de prevenção, mas saber que estarei imune, me deixa mais segura para desempenhar minhas funções”, elogiou Elizete.
José Bueno, gestor dos dois hospitais do município, se juntou à equipe de saúde para participar da vacinação dos profissionais no Hospital Arnaldo Gavazza (HAG), Centro de Referência Covid-19 e Hospital Nossa Senhora das Dores.
No HAG foram vacinados os médicos há mais tempo na instituição, José Antônio Siqueira (Cirurgião Geral) e João Pereira (Ortopedista). A Gerente de Enfermagem, Marina Boroni e o Técnico de Enfermagem, José Sérgio Gomes, também receberam uma dose da vacina.
No Centro de Referência Covid-19 foram vacinados: o Enfermeiro Hudson Breno Rodrigues e o Médico Coordenador da Unidade, Cristian Guimarães. “Agora, também teremos menos profissionais de saúde se afastando e desfalcando a equipe. Poderemos atender ainda mais pessoas”, destacou Cristian.
Em seguida, a equipe se deslocou para o Hospital Nossa Senhora das Dores onde foram vacinados: Sinésio Moreira (Ginecologista e Obstetra); Milton Irias (Coordenador do CTI Covid); Silvana Cristina (Técnica de Enfermagem) e Aline Aparecida (Enfermeira do Pronto Socorro).
No decorrer do dia 20/01, as unidades continuaram com a vacinação para os profissionais de saúde da linha de frente Covid-19 e os idosos residentes no Asilo Municipal.
Segundo informações do setor responsável pela vacinação da secretaria de saúde, não há ainda uma data definida para as pessoas vacinadas receberem a segunda dose da vacina Coronavac, que fecha o processo de imunização pessoal, como estabeleceu a Sinovac, indústria farmacêutica chinesa responsável pela fabricação da vacina. Segundo a Sinovac, o imunizante produz mais eficácia sendo aplicado em duas doses, com intervalo de 02 (duas) a 03 (três) semanas.