COVID-19 joga Ponte Nova na Onda Roxa a partir de domingo (07/03)

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Wagner Mol e Ariadne Salomão (Secretária de Saúde) comunicaram hoje em rede social da prefeitura a entrada da Ponte Nova na Onda Roxa, no próximo domingo (07/03)

COVID-19 joga Ponte Nova na Onda Roxa a partir de domingo (07/03)

Wagner Mol e os prefeitos de 21 cidades que integram o CISAMAPI (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga), optaram, em reunião realizada virtualmente às 9h, do dia 05/03, decretar a Onda Roxa do programa Minas Consciente em Ponte Nova e na sua microrregião. A passagem para essa fase, ou onda, será oficializada no fim da tarde de 05/03, através de um decreto municipal que entrará em vigor no domingo (07/03), com previsão de duração e vigência para os próximos 14 dias.

A decisão de decretar a Onda Roxa tomada pelos prefeitos, foi devido a superlotação dos hospitais de Ponte Nova, que estão funcionando no “limite máximo” do tratamento da COVID-19, com previsões catastróficas para os próximos dias, caso o índice de infecção e propagação da doença não entre em declínio nas próximas horas. O esclarecimento sobre a situação dos hospitais foi comunicado ontem (04/03) pelos dirigentes das instituições e pelo prefeito Wagner Mol em entrevista coletiva para imprensa, no auditório do Hospital Arnaldo Gavazza Filho.

A Onda Roxa significa que: as cidades que optarem por se inserir nelas, deverão proibir a circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; a proibição de circulação de pessoas com sintomas gripais, exceto para a realização ou acompanhamento de consultas ou realização de exames médico-hospitalares; a proibição de realização de reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não coabitam; além da realização de qualquer tipo de evento público ou privado que possa provocar aglomeração, ainda que respeitadas as regras de distanciamento social.

Nessa onda do programa do governo do estado, só é permitido o funcionamento de serviços essenciais e a circulação de pessoas fica limitada aos funcionários e usuários desses estabelecimentos. O deslocamento para qualquer outra razão deverá ser justificado e a fiscalização será feita com o apoio da Polícia Militar.

São considerados serviços essenciais:

Setor de alimentos (excluídos bares e restaurantes, que só podem via delivery);

Serviços de Saúde (atendimento, indústrias, veterinárias etc.);

Bancos;

Transporte Público (deslocamento para atividades essenciais);

Energia, Gás, Petróleo, Combustíveis e derivados;

Manutenção de equipamentos e veículos;

Construção civil;

Indústrias (apenas da cadeia de Atividades Essenciais);

Lavanderias;

Serviços de TI, dados, imprensa e comunicação;

Serviços de interesse público (água, esgoto, funerário, correios etc.)

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Ponte Nova, os detalhes das novas restrições serão assinados em decreto no fim da tarde desta sexta-feira (05/03), e no sábado (06/03), serão comunicados durante o dia à população em carros de som pelas ruas da cidade.

Na Onda Roxa do plano Minas Consciente do governo do estado, também está determinado um toque de recolher aos cidadãos, das 20h às 5h, e aos finais de semana.

*Com informações do site Agência Minas

Ouça o áudio do prefeito Wagner Mol esclarecendo sobre a inserção de Ponte Nova e das 21 cidades da sua microrregião na Onda Roxa, a baixo.

Áudio prefeito Wagner Mol / Onda Roxa

 

Atualização 06/03

Como foi anunciado pela prefeitura de Ponte Nova em 05/03, foi publicado o novo decreto municipal de n°11908_2021, que determina a entrada da cidade a partir de domingo (07/03) na Onda Roxa, do plano Minas Consciente do governo do estado. Com previsão de ficar disponível para a população no dia (05/03), no final da tarde, a sua divulgação só foi feita hoje (06/03) no final da manhã, e está disponível aqui mais em baixo para download.

O novo decreto determina regras de distanciamento social, assim como medidas de prevenção mais severas, e fechamento de determinados setores do comércio e serviços da cidade, que em resumo, você pode conferir  também a cima, no início desta matéria, e nesse material resumido e disponibilizado pela assessoria de comunicação da prefeitura, a baixo.

Decreto Municipal Onda Roxa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content