Na tarde de 08 de abril, após mais de 02 (duas) horas, no gabinete do prefeito municipal, Wagner Mol Guimarães, decidiu-se que a partir de segunda-feira, dia 12 de abril, o comércio não essencial, como lojas de calçados, vestuários, eletrodomésticos e outros, poderão funcionar no sistema porta afora, além do sistema de entrega em domicílio ou no local designado pelo consumidor, O prefeito não cedeu no caso das bebidas alcoólicas que continuam proibidas para a venda em bares, restaurantes e supermercados, além de proibição do consumo em espaços públicos.
Na quarta-feira, 07 de abril, o governo estadual definiu que Ponte Nova e mais 754 municípios deverão permanecer na Onda Roxa, o que determina restrições severas a diversos ramos comerciais, como é o caso de academias e salão de beleza e barbearias que continuarão fechados, pelo menos até 14 de abril, quando nova rodada de reuniões acontecerão entre os comerciantes e direção da ACIP/CDL bem como a participação do vereador Emerson Carvalho, que participou da reunião.
No sábado passado, dia 03 de abril, em Palmeiras, precisamente no semáforo das esquinas das avenidas Francisco Vieira Martins e Dr. Otávio Soares, comerciantes foram às ruas para protestar contra o fechamento do comércio que já dura mais de 01 (um) mês. Na tarde de quarta-feira, 07 de abril. Outra manifestação, com a participação do presidente da ACIP/CDL, Cochise Saltarelli Martins.