A professora de Educação Física e personal trainer, Gabriella Roldão Braz, defendeu na Tribuna Livre da Câmara Municipal, em 18/02, a essencialidade da atividade física para a saúde. Ela destacou que durante a pandemia do coronavírus os exercícios se tornaram ainda mais importantes para prevenir formas graves da doença.
“A atividade física não é algo tangível, não é algo que a gente compra e leva para casa. O corpo sim, a gente vê que é o corpo, mas isso vem através de muitas coisas por trás: consistência, rotina, disciplina, planejamento. E isso não é tudo o que a gente deseja?”, disse Gabriella, que mantém uma academia para atividades de fitness, além de ser personal trainer.
Gabriella apresentou vídeos que abordam como as atitudes das pessoas no cotidiano, de forma geral, podem prejudicar o corpo. Nesse cenário, a atividade física surge como um cuidado essencial capaz de promover saúde e qualidade de vida. “Nós estamos também falando da pandemia da inatividade. Apenas 5% da população praticam atividade física, e esse incentivo é a nossa luta constante. A gente não vende máquina, a gente não vende. O vender é o ‘corpo sarado porque é assim que a gente convence as pessoas’, mas o que está por trás”, disse ao se referir à melhora na saúde dos praticantes de atividade.
Ela pediu o apoio dos parlamentares municipais para a elaboração de matérias legislativas que estimulem a prática do exercício físico, não apenas como culto ao corpo, mas principalmente como elemento de promoção da saúde. Ela afirmou que não estava defendendo empresas da área de atividade física, mas defendendo que a atividade seja declarada essencial como outras atividades. “A minha perspectiva é tangibilizar para os senhores essa nossa necessidade, como eu disse, não estou aqui clamando por empresas, isso é um problema mundial, nós não estamos falando aqui da questão financeira em hipótese alguma. Mas realmente sobre tornarmos essencial caso ocorra, Deus me livre, algo que aconteça que a gente tenha que fechar novamente e que a gente seja colocada como importância que a gente é, e não o que as aparências mostram”, encerrou Gabriella que foi parabenizada pelos vereadores e afirmaram que vão apoiar a causa.