Comerciantes, proprietários de ramos de comércio proibidos de funcionar, realizaram no dia 1º de julho (quarta-feira) uma manifestação pacífica para chamar a atenção das autoridades municipais e também de toda a população para o fechamento dos seus estabelecimentos que fontes de subsistência da grande maioria. A reportagem do Líder Notícias calculou cerca de 200 pessoas, entre comerciantes e populares, quando a manifestação chegou ao Centro Histórico.
A manifestação teve início com o encontro dos manifestantes na Praça Cid Martins Soares, em Palmeiras, por voltas das 13h20min, seguindo depois em carreata pelas ruas da cidade e terminou em frente à prefeitura municipal localizada no Centro Histórico. Na porta da sede da prefeitura eles foram recepcionados pela vice-prefeita Valéria Alvarenga e pelo secretário municipal de Governo, Fernando Andrade.
O principal líder do movimento “Comerciantes Unidos”, Helton Ferreira, comerciante do ramo bijuterias e acessórios, foi entrevistado, ainda em Palmeiras, pelo diretor-presidente do Grupo Líder Comunicação, jornalista Leandro Torres e afirmou que a luta e pela reabertura, pois a situação é calamitosa e muitos correm risco de fechar as portas definitivamente.