Veneno da cobra jararacuçu pode inibir propagação de COVID-19

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Jararacuçu-tapete mata muito, mas seu veneno também salva vidas e agora vai ajudar contra a COVID-19

PESQUISA

Pesquisadores de universidades paulistas identificaram uma proteína presente no veneno da cobra jararacuçu que pode ajudar no tratamento da COVID-19. Uma parte da proteína inibiu 75% da capacidade do vírus de se replicar em células de macaco. O estudo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), em Araraquara (SP), foi publicado na revista científica Molecules, em agosto.

O professor do Instituto de Química Eduardo Maffud, um dos responsáveis pelo estudo, explica que o grupo de pesquisa já havia identificado toxinas no veneno da jararacuçu que tinham atividade antibacteriana. “Com o avanço da COVID-19, a gente posicionou várias das proteínas para ver se eles apresentavam atividade contra o SARSCoV-2. Felizmente a gente obteve esse resultado interessante”, disse o pesquisador.

De acordo com o pesquisador, um possível remédio com o composto descoberto, ao desacelerar a replicação do coronavírus daria mais tempo para o organismo agir e criar os anticorpos necessários para resistir à doença. “Isso ainda está em andamento, precisaria de estudos adicionais, mas a gente viu que a proteína do veneno impede a replicação ou a multiplicação das partículas virais”, acrescenta Maffud.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content