O Seu Repórter Esso (ou simplesmente Repórter Esso) foi um noticiário histórico do rádio da televisão brasileira e seguia a versão americana do programa chamada de “Your Esso Reporter”. Foi o primeiro noticiário de radiojornalismo do Brasil que não se limitava a ler as notícias recortadas dos jornais, pois as matérias eram enviadas por uma agência internacional de notícias sob o controle dos Estados Unidos.
A primeira transmissão do programa se deu no dia 28 de agosto de 1941, na Rádio Nacional (RJ). O Repórter Esso se especializou em divulgar principalmente notícias ligadas ao modo de vida americana da época, conhecida como American way of life.
Os informes do United Press International traziam ainda 28 de agosto entra no ar o primeiro noticiário do rádio brasileiro: Repórter Esso aos ouvintes a evolução das guerras travadas pelos Estados Unidos em todas as partes do planeta.
Os locutores que fizeram maior sucesso no noticioso foram Benedito Ruy Rezende e Dalmácio Jordão, que narrou o noticiário de 1950 até seu final, Kalil Filho, Gontijo Teodoro, Luís Jatobá e Heron Domingues. Os slogans mais famosos eram: O Primeiro a Dar as Últimas e Testemunha Ocular da História.
O programa trouxe para o radiojornalismo brasileiro a informação por ele divulgada não apenas como notícia, mas constituída também, em texto dirigido, propaganda político- ideológica, produzindo e construindo sentido e com alvo certo: o governo e determinados segmentos da sociedade brasileira.
O fim do Repórter Esso
O Repórter Esso terminou suas transmissões em 31 de dezembro de 1968. Na última edição, transmitida pela Rádio Nacional e pela Rádio Globo do Rio de Janeiro, a partir das 20:25 da noite, o radialista Guilherme de Sousa fez a identificação da emissora e dando a hora certa, antes de anunciar: “Alô, alô, Repórter Esso!”.
Ao som das tradicionais trombetas, o locutor Roberto Figueiredo entrou no ar, noticiando sobre as festividades do ano novo (1969); o pronunciamento do ditador/presidente Costa e Silva https://pt.wikipedia.org/
O fim do Repórter Esso wiki/Costa_e_Silva sobre o momento nacional e o decreto que criava AI-5 (Ato Institucional nº 5), além do mesmo assinar decretos sobre o setor financeiro.
Durante a leitura da última notícia, Roberto Figueiredo começou a chorar e se emocionar, chegando a um ponto em que o locutor reserva Plácido Ribeiro, que estava no estúdio na hora do noticiário, seguiu a leitura. Roberto tentou recompor-se e, aos prantos, encerrou o último Repórter Esso, desejando uma boa noite e um feliz ano novo.