Águas de Março fechando o Verão, mas com Circo, Teatro, Mulher, Constituição e Florestas

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Circo e Teatro se misturam na arte de interpretar personagens

A próxima data, para fechar o mês de março, você já vai adivinhar lendo as próximas frases: “hoje tem marmelada? Tem sim, senhor! Hoje tem palhaçada? Tem sim, senhor! ”. Se pensou no Dia do Circo você acertou! Uma das expressões artísticas mais antigas do mundo, que mistura teatro, dança, música e artes plásticas, é celebrada no dia 27 de março, bem como é comemorado como o Dia do Teatro.

A verdade é que o mês de março, que já está chegando ao seu final, é marcado por datas significativas e importantes para sociedade e também por outras datas não tão conhecidas e outras para esquecer definitivamente. Como, por exemplo, o dia 31 de março, que lembra um cancro que afetou a sociedade brasileira durante 21 anos. Nesta data, com apoio da CIA (Estados Unidos) aconteceu o golpe que instituiu a Ditadura Militar no Brasil.

Começamos as celebrações e março no dia 04, com o Dia da Oração, que surgiu no século XIX, nos Estados Unidos e Canadá por meio de um movimento que reuniu mulheres cristãs desses países com o intuito de expandir as obras missionárias. A data foi sendo difundida pelo mundo e, no Brasil, as comemorações foram adaptadas e, em 1938, por meio da Igreja Presbiteriana do Brasil, espalhou-se por todo o país.

O dia 07 é marcado por ser o Dia do Paleontólogo e no dia seguinte, 08 de março, é o Dia Internacional da Mulher Em seguida, no dia 10, é celebrado o Dia do Telefone. A data foi criada como uma forma de homenagear o momento histórico quando Graham Bell conseguiu fazer a primeira transmissão elétrica de voz, em 1876.

————————————————————————————————

✍  Dia da Constituição e das Florestas 

Uma outra celebração do mês de março significativa para a sociedade é a do dia 25, o Dia da Constituição. A escolha desse dia faz referência à primeira Carta Constituição do Brasil, outorgada nessa mesma data, em 1824, pelo imperador Dom Pedro I. O documento foi responsável por organizar o funcionamento das instituições políticas e jurídicas do país, após a conquista da sua Independência o2 (dois) anos antes.

O Brasil teve 07 (sete) Constituições no total e a Constituição de 1988 é a que está em vigência. “Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania aonde quer que ela desgrace homens e nações. Principalmente na América Latina”, disse o deputado federal, Ulisses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, no dia 05 de outubro de 1988, quando promulgou a Constituição Federal.

O dia 21/03, celebrado no domingo passado, é inscrito no calendário da ONU como o Dia Internacional das Florestas. Sabemos da importância dessas áreas para o meio ambiente e, por isso, a data busca a conscientização sobre a necessidade de preservar nossas matas, como a Amazônia e o que resta da Mata Atlântica. O Dia Internacional da Síndrome de Down é também importante e acontece em 21 de março que teve seu reconhecimento oficial pela ONU, Organização das Nações Unidas, foi proposto pelo Brasil. Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down.

Foto histórica registra o momento em que Ulisses Guimarães exibe a primeira edição da Constituição Federal, em 05/10/88
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content