Propostas de artistas e entidades culturais de Ponte Nova e de toda a região de cobertura do CISAMAPI (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Piranga), com 21 municípios, não terão apoio financeiro para suas obras e serviços durante o tempo da Onda Roxa que fecha a maioria do comércio e prestadores de serviços. Na verdade, uma forma de retaliação do governo Bolsonaro que é contra o lockdown.
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, 05/03, uma portaria da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura que estipula que “só serão analisadas propostas culturais” cujo local de execução não esteja entre as cidades e municípios com medidas de restrição de circulação, como toque de recolher e lockdown. Parte da portaria diz “considerando as diversas medidas de restrições de locomoção e de atividades econômicas, decretadas por estados e municípios, só serão analisadas e publicadas no Diário Oficial da União as propostas culturais, que envolvam interação presencial com o público”. Em resumo: cidade que decretou lockdown ou Onda Roxa não terá apoio cultural do governo federal.
Ainda de acordo com o documento, a medida será válida pelos próximos 15 dias, podendo ser prorrogada ou suspensa, a depender da manutenção ou não das medidas restritivas nos referidos entes da Federação. Assina a portaria o chefe da secretaria, André Porciúncula Alay Esteves, sob comando do secretário Especial de Cultura, o ator Mário Frias.