Comemorando o Nascimento de Jesus

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Adoração dos Reis Magos (Obra de Gerard David)

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti solis), a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.

Embora tradicionalmente seja um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não cristãos sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferente, incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e o Papa Noel, lógico.

Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos.

Cristianismo

A principal celebração religiosa entre os membros da Igreja Católica e de diversos outros grupos cristãos é o serviço religioso da Véspera do Natal ou o da manhã do dia de Natal. Durante os quarenta dias que levam ao Natal, a Igreja ortodoxa prepara Jejum da Natividade enquanto que a maioria das congregações cristãs (incluindo a Igreja Católica), iniciam a observância da temporada litúrgica do Advento quatro domingos antes do Natal — os dois grupos entendem que o período é de limpeza espiritual e de renovação para a celebração do nascimento de Jesus.

Na teologia cristã, o nascimento de Jesus é a encarnação de Jesus como segundo Adão como realização da vontade de Deus para desfazer o dano provocado pela queda do primeiro homem, Adão. As representações artísticas da Natividade têm sido um grande tema para os artistas desde o século IV.

Desde o século XIII, o presépio enfatiza a humildade de Jesus e promove uma imagem mais terna d’Ele, um importante ponto de inflexão em relação às mais antigas imagens do “Senhor e Mestre”, o que acabou por influenciar o ministério pastoral do cristianismo.

Os evangelhos canônicos de Lucas e Mateus contam que Jesus nasceu em Belém, na província romana da Judeia de uma mãe ainda virgem No relato do Evangelho de Lucas, José e Maria Viajaram de Nazaré para Belém para comparecer a um censo e Jesus nasceu durante a viagem numa simples manjedoura.

O Cristianismo nasceu na Judeia e cresceu depois do assassinato de Jesus Cristo (por crucificação)
Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content