No dia 11 de agosto, a Companhia das Letras relançou “Casa de alvenaria”, Carolina Maria de Jesus, escritora negra que morreu em 1977, com 63 anos. O resgate desse livro e de toda a obra da autora mineira tem à frente o conselho editorial presidido por Vera Eunice de Jesus, filha dela, e a escritora Conceição Evaristo, além de pesquisadores e pesquisadoras.
Carolina Maria de Jesus vendeu mais de 100 mil cópias de “Quarto de despejo”, best-seller traduzido para 13 idiomas. Além do diário que a lançou, escreveu contos, poesias e romances. Com livros publicados, transitando por diversos gêneros e destaque entre os autores brasileiros que mais venderam em todos os tempos.
‘’Minha mãe era assim: ela dava um caderno para alguém ler, se a pessoa dizia “Ah, que lindo”, ela respondia: “você gostou, leva e depois você me entrega”, disse Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina de Jesus, que foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes escritoras do país.