...

Obras para revitalização do Hotel Glória voltam depois de mais de um ano paradas

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Empresa vencedora de licitação promovida pela Codemig (Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais) reiniciou em 13 de outubro, as obras para revitalização do Hotel Glória, bem histórico tombado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Natural de Ponte Nova. O imóvel foi adquirido em 2015 pela prefeitura municipal e em 2016 foi assinado convênio com a Codemig para sua reforma e implantação do Cineminas, um prédio com sala de projeção de filmes e espaços para outras atividades culturais.

As obras foram paralisadas há mais de um ano, logo após a retirada das portas do prédio antigo para reforma e restauração. Foi detectado que poderia haver deslizamento de terra atrás do imóvel e compromete também o prédio novo. Neste caso, a retirada da terra promove adequação do talude para evitar escorregamento.

O projeto de reforma foi licitado somente em 2018 e custará aos cofres da Codemig mais de R$ 10 milhões e foi acrescido em mais de R$ 250 mil com as obras de contenção do talude. O prazo inicial para a entrega das obras era de 24 meses, mas pelo visto será com prazo bem superior.

HISTÓRIA DE MAIS DE 95 ANOS

O Hotel Glória foi inaugurado em fevereiro de 1925 por Sebastião Drummond e Antônio Pinto de Oliveira com o intuito de suprir a necessidade de hospedagem dos viajantes que passavam pela Estrada de Ferro Leopoldina Railway (instalada em 1886). O hotel, um dos mais luxuosos do estado, recebeu como hóspedes importantes personalidades do cenário político e econômico de Minas Gerais. o prédio foi cenário do filme do cineasta Sette de Barros Filho, em 1985, Um Filme 100% Brasileiro.

Edificação importantíssima no cenário da cidade é o Hotel Glória, imponente construção ao longo da via férrea, tendo a sua fachada principal elegantemente modulada, tratada de maneira contida por elementos decorativos estilizados. Apresenta fusão do geometrismo que viria a predominar num futuro próximo com elementos que evocam as linhas fluidas do vocabulário do art-noveau, como nos para-ventos, nos azulejos ou em algumas pinturas de seus 02 (dois) salões decorados, em estado precário.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content