Com 31 dias, o mês de outubro é recheado de celebrações, sendo elas religiosas, históricas, profissionais e, também, as de conscientização sobre assuntos relevantes para a sociedade. Faltam 70 dias para o ano acabar. Nesse mês, é comum ver campanhas por parte de diversas instituições, comércios e estabelecimentos usando um laço rosa, símbolo do movimento, para incentivar essa prevenção à saúde.
Entre as datas propriamente ditas, no dia 1º, comemorou-se o Dia Internacional da Música e o Dia Internacional do Idoso. A homenagem à música tem o objetivo de levá-la a todos os setores da sociedade e promover os valores de paz e a amizade por seu intermédio. Já em relação aos idosos, a data pretende reforçar a importância da proteção às pessoas com mais de 60 anos.
Ainda no início do mês, no dia 03, celebra-se o Dia da Abelha, data para a reflexão do papel desses animais na polinização e na sobrevivência das espécies, e o Dia Mundial do Dentista, profissional que cuida da saúde bucal das pessoas. Os dias 04 e 05 também são datas interessantes: Dia da Natureza e da Promulgação da Constituição de 1988. No dia 09, a data é para os esportistas, com o Dia do Atletismo.
O primeiro e único feriado nacional de outubro foi celebrado no dia 12 passado, em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Por lei, ela é considerada a Padroeira do Brasil, desde 1980. Nessa data, também celebramos o Dia das Crianças.
Uma data que costuma ser muito lembrada é o Dia dos Professores, celebrado no dia 15. Eles são profissionais com a responsabilidade da formação acadêmica e social das pessoas desde a infância e, por isso, merecem uma homenagem nesse dia.
A curiosa origem do Dia das Bruxas e do Saci
O Dia das Bruxas é conhecido mundialmente como um feriado celebrado principalmente nos Estados Unidos, onde é chamado de Halloween. Mas, hoje em dia é celebrado em outros países, inclusive no Brasil, onde hábitos como o de ir de porta em porta atrás de doces, enfeitar as casas com adereços “assustadores” e participar de festas a fantasia vêm se tornando mais comuns.
O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”. Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.
Em 2003, o projeto de Lei Federal n. º 2.762 institui a comemoração do Dia do Saci no dia 31 de outubro. Isso porque a introdução da Festa do Halloween no Brasil recebeu muitas críticas, sobretudo da Igreja Católica que acusou a celebração de pagã e pouco educativa.
Diante disso, foi introduzido o Dia do Saci com o intuito de afastar a tradição da festa das bruxas e no lugar celebrar o folclore do Brasil. O saci, um menino travesso de uma perna, é uma das figuras mais emblemáticas do folclore brasileiro.