Presépio do Pipiripau
Uma das mais expressivas obras da cultura popular de Belo Horizonte e de Minas Gerais, o Presépio do Pipiripau passou por minucioso processo de restauração. Construído pelo artesão Raimundo Machado Azeredo durante 82 anos, o presépio, instalado no Museu de História Natural e Jardim Botânico, mistura várias cenas da vida de Cristo com aspectos do cotidiano mineiro do século passado.
Tradição natalina começou com São Francisco de Assis
A tradição natalina de montar o presépio, uma encenação do nascimento de Jesus, é especialmente italiana, porque foi lá que o primerio présepio foi criado. O rito cristão nasceu na cidade de Greccio, na região do Lazio, quando São Francisco de Assis representou o nascimento de Jesus em um pequeno bosque da região.
Até hoje, encenações teatrais ou “presépios vivos” homenageiam o marco histórico. Mas é a cidade de Nápoles que é conhecida mundialmente pelos presépios e que preserva a atmosfera natalina. Durante os 12 meses do ano, uma rua no centro da cidade, a via San Gregório Armeno, comercializa somente artigos para presépio.