A professora de História e detentora de curso de Estética e Filosofia da Arte na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Tânia Mara Sasse, lançou em outubro do ano passado, via on-line o livro “Cantos e Encantos” (com ilustrações próprias) pelo Coletivo Mulherio que edita livros só de mulheres de todo o Brasil. No ano passado (2020), o Coletivo Mulherio lançou nacionalmente 15 livros.
Com lançamento internacional realizado em 28 de setembro de 2020, no Encontro das Letras Portugal, os 15 livros da Coleção 2 Mulherio das Letras teve lançamento nacional, reunindo as escritoras por meio de lives que ocorrem entre 19 e 23 de outubro do ano passado. Tânia lançou o dela em 22 de outubro.
Tânia nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no estado do Espírito Santo (terra de Roberto Carlos e Raul Sampaio) e veio para Minas Gerais aos 06 (seis) anos de idade. Em Ponte Nova, a historiadora foi gerente de Cultura e Turismo durante da administração do prefeito Guto Malta. Em janeiro de 2017 ela organizou o I Ciclo Turístico de Ponte Nova. Tânia Mara Sasse participou da qualificação realizada em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Ponte Nova e apoio do Senar. Além do passeio turístico foi realizado um concurso fotográfico.
O livro de Tânia Sasse obedece suas memórias com personagens familiares, mas com um espírito criativo do ponto de vista da ficção realista. Curiosamente, o tamanho do livro cabe no bolso, mas na agenda do Coletivo Mulherio a coleção é chamada de “Livro de Bolsa”.