UFV comemora o Dia Nacional das Tradições das Raízes Matrizes Africanas e Nações do Candomblé

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Foto histórica: UFV é a 1ª universidade brasileira a comemorar e promover debate após a sanção da Lei em janeiro deste ano (2023)

O Departamento de Educação da UFV (Universidade Federal de Viçosa) em parceria com o Educagera, UNEGRO e o Projeto Cultura Afro-brasileira, realizou na terça-feira, 21 de março, evento em comemoração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé.
O encontrou aconteceu no auditório da Biblioteca Central e teve como objetivo discutir a importância da Lei Nº 14.519 deste ano, assinada por Lula, no combate ao preconceito contra a cultura africana, especialmente o racismo religioso. O evento contou com a participação de professores e estudantes dos cursos de Pedagogia, Educação do Campo, Direito e Serviço Social, além de representantes de outras organizações que apoiam a causa.
O professor Luiz Ismael Pereira iniciou a discussão acadêmica com uma palestra sobre a criação da Lei N 14.519/2023 e os desdobramentos jurídicos no combate ao preconceito cultural e religioso das tradições de matriz africana. Na segunda mesa, os sacerdotes Mãe Dú de Omolu e Wemerson de Ogum explicaram para o público sobre o culto de Umbanda praticado na cidade de Viçosa e suas trajetórias religiosas.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content