Acordo destina R$ 126 milhões para reconstrução da comunidade de Gesteira, em Barra Longa

Compartilhe
Facebook
Twitter
Email
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Moradores de Gesteira, em Barra Longa, estiveram presentes em Belo Horizonte em 29 de maio, dia da assinatura do acordo

A 12ª Vara Federal, em Belo Horizonte, homologou, na terça-feira, dia 30 de maio, um acordo de R$ 126 milhões para garantir a reconstrução, a recuperação e a realocação da comunidade de Gesteira, no município de Barra Longa, cidade vizinha de Ponte Nova, a 32 quilômetros. Ela foi atingida pela lama proveniente do rompimento da Barragem de Fundão na cidade de Mariana, no dia 05 de novembro de 2015.

Os recursos serão usados para a urbanização do local onde será a nova comunidade, indenização para as famílias e fundo para projetos comunitários. O documento foi firmado na segunda-feira, dia 29 de maio, 01 (um) dia antes da decisão judicial, pelo Ministério Público de Minas Gerais, Ministério Público Federal (MPF), Defensoria Pública da União Comissão de Pessoas Atingidas de Barra Longa, Prefeitura de Barra Longa, Samarco, Vale, BHP Billiton Brasil e Fundação Renova.
O acordo é desdobramento de uma ação civil pública movida pelo MPF contra Samarco, Vale, BHP, Governo Federal e Estado de Minas Gerais, que considera medidas para a concretização do processo de reconstrução.

Siga nas redes sociais
Artigos relacionados
Skip to content