Na segunda-feira passada, 27 de fevereiro, o presidente da AmaCopa (Associação de Moradores e Amigos do Bairro Copacabana e Adjacências), Marcinho de Belim, protocolou na Prefeitura de Ponte Nova documentação para renovação da concessão de terreno onde está implantada a sede da entidade e uma área verde com mais de 06 (seis) hectares, onde já estão sendo plantadas mudas de árvores nativas.
A cessão da área é de 1998 e, portanto, venceu em 2018. Agora, a renovação passa pela Câmara de Vereadores. Segundo Marcinho de Belim, o objetivo é criar uma área de recarga do lençol freático para aumentar a quantidade água que brota no local e que abastece caixas de reservação. Esta água é usada pelos moradores.
Também em Copacabana está sendo implantada uma Horta Comunitária para distribuição de cesta básica de verduras e legumes para famílias vulneráveis. Desde 2020 que existe parceria com a Semam (secretaria municipal de Meio Ambiente, que vem cedendo mudas para reflorestar a área em questão.
Vários incêndios prejudicaram as etapas iniciais, mas grande parte das mais de 1.000 mudas já cedidas estão sobrevivendo e crescendo, após apoio do DMAES que cedeu pena d’água para que as mudas sejam aguadas em período de estiagem.