Em época de Copa do Mundo a comemoração é garantida. A cada gol, a torcida empolgada celebra o momento com a queima de fogos de artifício. A explosão, que significa alegria para os humanos, se transforma em pavor para cães e gatos. Mesmo que a Seleção Brasileiro já tenha saído nas quartas de final, perdendo nos pênaltis para a Croácia, a soltura de foguetes vai continuar.
Essa é uma preocupação para os tutores de cães visto que a prática comemorativa é prejudicial para a saúde dos animais, com reações variadas, que vão desde a aceleração dos batimentos cardíacos até crises de pânico. Em maio de 2021, a Câmara de Ponte Nova aprovou projeto de lei de autoria do vereador Zé Roberto Júnior (Rede), que proíbe a queima de artefatos pirotécnicos de efeitos sonoros prejudiciais no município. Dessa forma, será permitida apenas a soltura de fogos de artifício que produzam efeitos visuais sem estampidos ou com efeitos sonoros de baixa intensidade, sempre abaixo de 50 decibéis.
De acordo com o vereador Zé Roberto Júnior, a proposta vai beneficiar a população como um todo, inclusive os animais em geral, que por terem uma acuidade auditiva muito maior que a dos humanos sofrem bastante com os explosivos.