A secretaria municipal de Cultura, Turismo e Comunicação realizará o inventário cultural da Corporação Musical Santíssima Trindade e da Alepon (Academia de Letras, Ciências e Artes), que completou 30 anos no dia 13 de junho passado. Outra importante ação será o reconhecimento do artista plástico e ex-colunista de Cultura do Líder Notícias, Ayrton Pyrtz, como Mestre dos Saberes e Fazeres de Ponte Nova.
Este título é concedido pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural a personalidades cujo desempenho é considerado notável. Segundo a Semctc, o inventário, na seara patrimonial, é instrumento de conhecimento de bens culturais, seja de natureza material ou imaterial, que subsidia as políticas de preservação do patrimônio cultural, que são importantes para a história da cidade.
A partir deste levantamento a Corporação Musical Santíssima Trindade e a Alepon passam a ser reconhecidas como bens culturais imateriais do município, devido aos relevantes trabalhos realizados em prol da nossa cultura e passando a estar sob a tutela do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, podendo receber recursos financeiros de Fundo Municipal de Cultura.